Diferenças entre edições de "Resolução de triângulos"

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa
(Resolução de triângulos retângulos)
(Resolução de triângulos retângulos)
Linha 58: Linha 58:
 
\(c=a \, \cos B \, \Leftrightarrow \, c=32,63 \times \cos (55º\,7' \,52' ') \, \Leftrightarrow \, c \simeq 18,65 \mbox{  cm}\)
 
\(c=a \, \cos B \, \Leftrightarrow \, c=32,63 \times \cos (55º\,7' \,52' ') \, \Leftrightarrow \, c \simeq 18,65 \mbox{  cm}\)
 
||
 
||
[[Imagem:Resolex1.png|thumb|right|200px|Exemplo 1]]
+
[[Imagem:Resolex1.png|thumb|right|180px|Exemplo 1]]
 
|}
 
|}
 
<span style="color:green">'''''2ºcaso'''''</span> -  '''''São conhecidos um cateto e um ângulo agudo'''''
 
<span style="color:green">'''''2ºcaso'''''</span> -  '''''São conhecidos um cateto e um ângulo agudo'''''

Revisão das 01h47min de 19 de fevereiro de 2013

Referência : Não citável Esta página ainda não foi aprovada.
Autor: João Nuno Tavares e Ângela Geraldo
Editor: Colocar nome do editor



Índice

O que é resolver um triângulo

Em qualquer triângulo podemos considerar como elementos principais os seus três lados e os três ângulos internos e todos os outros elementos como elementos secundários, como por exemplo, as alturas, as medianas, o raio do círculo circunscrito, etc.

A resolução de triângulos consiste em determinar alguns elementos do triângulo a partir de elementos já conhecidos. Quando nos referimos a determinar os elementos queremos dizer determinar a medida desses elementos.

Resolução de triângulos retângulos

Relações entre os seus elementos

Figura 1 - Triângulo retângulo

Considerando um triângulo retângulo \([ABC]\) e designemos por \(a\), \(b\) e \(c\) os lados desse triângulo e por \(A\), \(B\) e \(C\) os seus ângulos internos opostos a cada um dos lados, respetivamente (Fig.1).

Estes seis elementos do triângulo satisfazem relações importantes, tais como (considerando \(A=90º\)):

\[a^2=b^2+c^2 \quad \] (Teorema de Pitágoras)
\[B+C=90º \quad \] (ângulos complementares)

Pelas definições de seno e cosseno de um ângulo agudo sabemos que \(\displaystyle \sin B= \frac{b}{a}\) e \(\displaystyle \cos B= \frac{c}{a}\) donde resulta que, \(b=a \, \sin B \,\) e \(c= a \, \cos B\).


Como \(B\) e \(C\) são ângulos complementares temos ainda que \(\sin B= \cos C\) e que \(\cos B= \sin C\), passando as fórmulas anteriores a serem equivalentes a \(b=a \, \cos C\) e \(c= a \, \sin C\), respetivamente.

Resolução de triângulos retângulos

Sabemos que para definir um triângulo precisamos conhecer três dos seus elementos, sendo um deles necessariamente um lado. Como estamos a considerar triângulos retângulos um dos ângulos já é conhecido, o ângulo reto, por isso bastam mais dois elementos. Exstem assim quatro casos possíveis.


1ºcaso - São conhecidos a hipotenusa e um ângulo agudo

Neste caso, para determinar a amplitude do ângulo agudo desconhecido, usamos o facto de \(B\) e \(C\) serem ângulos complementares. Em seguida, usamos as fórmulas \(b=a \, \sin B\) e \(c=a \, \cos B\) para determinar o comprimento dos dois catetos.

Exemplo:

Sabendo que a hipotenusa \(a=32,63 \mbox{ cm}\) e que o ângulo agudo \(B=34º\,52' \,8' '\), temos então que:

Cálculo de \(C\): \(\qquad C=90º-(34º\,52' \,8' ')=55º\,7' \,52' '\)

Cálculo do comprimento dos catetos:

\(b=a \, \sin B \, \Leftrightarrow \, b=32,63 \times \sin (55º\,7' \,52' ') \, \Leftrightarrow \, b \simeq 26,77 \mbox{ cm}\)

\(c=a \, \cos B \, \Leftrightarrow \, c=32,63 \times \cos (55º\,7' \,52' ') \, \Leftrightarrow \, c \simeq 18,65 \mbox{ cm}\)

Exemplo 1

2ºcaso - São conhecidos um cateto e um ângulo agudo

Neste caso, para determinar a amplitude do ângulo agudo desconhecido, usamos o facto de \(B\) e \(C\) serem ângulos complementares. Em seguida, considerando o ângulo oposto ao cateto conhecido, sabemos que o seno desse ângulo é igual ao quociente entre o cateto conhecido (cateto oposto) e a hipotenusa, daí resulta que o comprimento da hipotenusa é igual ao quociente entre o cateto e o seno desse ângulo. Ou, se considerarmos o ângulo agudo cujo cateto adjacente é o cateto conhecido, sabemos que o cosseno desse ângulo é igual ao quociente entre o cateto conhecido e a hipotenusa, daí resulta que o comprimento da hipotenusa é igual ao quociente entre o cateto e o cosseno desse ângulo. Para determinar o terceiro lado do triângulo usamos o Teorema de Pitágoras.


Exemplo:

Conhecidos o cateto \(c=57,4 \mbox{ cm}\) e o ângulo agudo \(C=46º\, 25'\) temos então que:

Cálculo de \(B\): \(B=90º-(46º\, 25')=43º\,35'\)


Cálculo do comprimento da hipotenusa e cateto:

\(\displaystyle \sin C=\frac{c}{a} \, \Leftrightarrow \, a=\frac{57,4}{\sin(46º\, 25')} \, \Leftrightarrow \, a \simeq 79,24 \mbox{ cm}\)

\(a^2=b^2+c^2 \, \Leftrightarrow \, (79,24)^2=b^2+(57,4)^2 \, \Leftrightarrow \, b \simeq 54,63 \mbox{ cm}\)


3ºcaso - São conhecidos a hipotenusa e um cateto

Para determinarmos o comprimento do terceiro lado do triângulo usamos diretamente o Teorema de Pitágoras. Conhecidos os três lados do triângulo, utilizamos as razões trigonométricas para determinar a amplitude de cada um dos ângulos agudos.


Exemplo:

Conhecidos a hipotenusa \(a=18 \mbox{ cm}\) e o cateto \(b=9 \mbox{ cm}\) temos então que:

Cálculo do segundo cateto utilizando o T.Pitágoras: \(a^2=b^2+c^2 \, \Leftrightarrow \, 18^2=9^2+c^2 \, \Leftrightarrow \, c \simeq 15,59 \mbox{ cm}\)

Determinação das amplitudes dos dois ângulos agudos:

\(\displaystyle \sin B=\frac{b}{a} \, \Leftrightarrow \, \sin B=\frac{9}{18} \, \Leftrightarrow \, B={\sin}^{-1} (0,5)=30º\)

\(C=90º-B \, \Leftrightarrow \, C=90º-30º=60º\)


4ºcaso - São conhecidos os dois catetos

O comprimento da hipotenusa pode ser determinado através do Teorema de Pitágoras. Para se determinar a amplitude de cada um dos ângulos agudos usamos uma das razões trigonométricas.


Exemplo:

Conhecidos o cateto \(b=22,6 \mbox{ cm}\) e o cateto \(c=13,5 \mbox{ cm}\) temos então que:

Cálculo da hipotenusa utilizando o T.Pitágoras: \(a^2=b^2+c^2 \, \Leftrightarrow \, a^2=(22,6)^2+(13,5)^2 \, \Leftrightarrow \, a \simeq 26,33 \mbox{ cm}\)

Determinação das amplitudes dos dois ângulos agudos:

\(\displaystyle \tan B=\frac{b}{c} \, \Leftrightarrow \, \tan B=\frac{22,6}{13,5} \, \Leftrightarrow \, B={\tan}^{-1} \left(\frac{22,6}{13,5}\right) \, \Leftrightarrow \, B \simeq 59º \, 8'\, 54' '\)

\(C=90º-B \, \Leftrightarrow \, C=90º-(59º \, 8'\, 54' ')=30º \, 51'\, 6' '\)

Resolução de triângulos quaisquer