Distribuição (Estatística)

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Martins, E.G.M., (2014) Distribuição (estatística), Rev. Ciência Elem., V2(2):044
Autores: Maria Eugénia Graça Martins
Editor: José Francisco Rodrigues
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.044]


Distribuição de uma variável é o padrão apresentado por um conjunto de dados resultantes da observação da variável.


Como o termo variável sugere (Rossman (2001), página 8), os valores assumidos pela variável diferem de unidade observacional (objeto de estudo, quer seja pessoa, animal, objeto ou resultado experimental) para unidade observacional. Por outras palavras, os dados apresentam variabilidade. O padrão desta variabilidade é a distribuição da variável.


A distribuição de uma variável é estudada através da distribuição de frequências, apresentada na forma de tabelas de frequências; representações gráficas - diagramas ou gráficos; medidas numéricas - medidas de localização ou medidas de dispersão; ou descrições verbais.


Um dos objetivos da Estatística é desenvolver processos de análise que nos permitam responder a algumas questões, tais como:

  • Serão os dados quase todos iguais?
  • Serão muito diferentes, uns dos outros?
  • De que modo é que são diferentes?
  • Existe alguma estrutura subjacente ou alguma tendência?
  • Existem alguns agrupamentos especiais?
  • Existem alguns dados muito diferentes da maior parte?

Estas questões, de um modo geral, não podem ser respondidas rapidamente, olhando unicamente para o conjunto dos dados! No entanto, se estiverem organizados sob a forma de tabelas de frequências e/ou gráficos, já a resposta às questões anteriores se torna mais simples.


Referências

1. GRAÇA MARTINS, M. E. (2005) – Introdução à Probabilidade e à Estatística.- Com complementos de Excel. Edição da SPE, ISBN:972-8890-03-6. Depósito Legal 228501/05.

2. ROSSMAN, A. J., CHANCE, B. (2001) - Workshop Statistics: Discovery with data. Key College Publishing. ISBN: 1-888-877-2740.



Criada em 05 de Março de 2012
Revista em 25 de Março de 2012
Aceite pelo editor em 28 de Maio de 2012