Distribuição de frequências

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Martins, E.G.M., (2015) Distribuição de frequências, Rev. Ciência Elem., V3(1):075
Autores: Maria Eugénia Graça Martins
Editor: José Francisco Rodrigues
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.075]


Quando se está a analisar um conjunto de dados, se estes são de tipo qualitativo podem assumir várias modalidades ou categorias. Na organização destes dados começa-se por considerar as diferentes categorias e para cada uma delas calcula-se a sua frequência absoluta. Uma vez as frequências calculadas para cada categoria temos a distribuição das frequências.


Se os dados são de natureza quantitativa discreta, consideram-se os valores distintos que surgem na amostra, a que chamamos classes e para cada classe calcula-se a frequência absoluta, obtendo-se a distribuição de frequências.


Se os dados são de natureza quantitativa contínua, os dados são organizados em classes, mas as classes são intervalos. Para cada uma das classes calcula-se a frequência absoluta, obtendo-se a distribuição de frequências.


As distribuições de frequências apresentam-se na forma de tabelas de frequências. Na construção destas tabelas é dada informação mais completa sobre a forma de proceder ao agrupamento dos dados, nomeadamente no que diz respeito aos dados contínuos, em que a formação das classes não é imediata como no caso dos dados qualitativos ou quantitativos discretos.



Criada em 12 de Março de 2012
Revista em 21 de Dezembro de 2012
Aceite pelo editor em 21 de Dezembro de 2012