Glicerol

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Gesto, D., (2014) Glicerol, Rev. Ciência Elem., V2(4):277
Autor: Diana Gesto
Editor: Pedro Alexandrino Fernandes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.277]
PDF Download


Figura 1 - Estrutura química e tridimensional da molécula de glicerol.

O glicerol (propano-1,2,3-triol) é uma pequena molécula orgânica que tem um papel bastante importante nas células. À temperatura ambiente (25° C) apresenta-se como um líquido viscoso incolor e inodoro. O nome deriva da palavra grega glykos (γλυκός), que significa doce, uma vez que o glicerol tem um sabor adoçado. Quimicamente, o glicerol apresenta três grupos hidroxilo, o que lhe confere uma grande solubilidade em água.

A importância biológica do glicerol advém do facto deste ser um dos precursores dos triglicerídeos, uma forma de lípidos especializada no armazenamento de energia. Tal como o nome indica, os triglicerídeos são ésteres derivados de uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos gordos livres. O glicerol é também um dos precursores dos fosfolípidos, que são os principais constituintes das membranas biológicas das células e organelos. O glicerol pode ainda ser usado para formar glucose e fornecer energia para o metabolismo celular.


Figura 2 - Representação dos componentes de um triglicerídeo misto.


O glicerol tem ainda várias aplicações na indústria, como por exemplo:


  • Pode ser usado na indústria alimentar de forma a ajudar a preservar os alimentos, como agente espessante, adoçante entre várias outras utilizações;
  • Na indústria farmacêutica é usado no fabrico de pomadas, elixires e xaropes. É também utilizado em cosméticos, como cremes e loções, como agente hidratante e suavizante;
  • É utilizado como agente anti-congelante para, por exemplo, automóveis;
  • É um dos reagentes na produção de nitroglicerina, composto também com várias aplicações na indústria farmacêutica e de explosivos.


Referências


A. Lehninger, D. Nelson, M. Cox, Lehninger principles of biochemistry , Fifth Edition, W.H. Freeman: New York, 2008, ISBN: 9780716771081.

R. Garrett, C. Grisham, Biochemistry, Third Edition, Brooks Cole: 2004, ISBN: 0534490336.



Criada em 29 de Dezembro de 2010
Revista em 19 de Janeiro de 2011
Aceite pelo editor em 19 de Janeiro de 2011