Adesão-coesão-tensão

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) Adesão-coesão-tensão, Rev. Ciência Elem., V2(2):140
Autor: Catarina Moreira
Editor: Élio Sucena
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.140]



O transporte da seiva xilémica nos vasos condutores do xilema é bastante rápido e umas das hipóteses explicativas é a da adesão-coesão-tensão. Segundo esta hipótese o movimento ascendente da coluna de água está associado a diversos fenómenos: transpiração, coesão e adesão no xilema e absorção radicular.

  • transpiração e tensão: o vapor de água difunde-se dos espaços intercelulares da folha através dos estomas para o exterior, causando uma tensão ao nível das folhas (pressão negativa que faz a água ascender). O vapor de água que sai dos espaços intracelulares é substituído por água de células do mesófilo que rodeiam esses espaços. O aumento da pressão osmótica no mesófilo faz com que a água dos vasos xilémicos passe para as células do mesófilo, iniciando-se assim a subida da coluna de água.
  • coesão e adesão no xilema. Coesão: as moléculas de água são polares e tendem a ligar-se umas às outras por pontes de hidrogénio (ligações que se estabelecem entre os átomos de hidrogénio de uma molécula e os átomos de oxigénio de moléculas próximas) e mantém-se agrupadas entre si;

Adesão: as moléculas têm ainda a capacidade aderir a outras substâncias, como as paredes do xilema. Estas duas forças de coesão e adesão actuam em conjunto permitindo a formação de uma coluna de água contínua.

  • absorção radicular: a ascensão da água no xilema cria um défice de água na raiz forçando a entrada de mais água para a raiz e desta para o xilema por osmose; as forcas de tensão-coesão-adesão ao estabelecerem a coluna de água no xilema desde as raízes às folhas, fazem com que a perda de água por transpiração faça ascender a coluna e entrar mais água pela raízes.

Nesta hipótese o verdadeiro motor do movimento da coluna de água é a transpiração foliar e a tensão criada no mesófilo.


Palavras chave: xilema, transporte no xilema


Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Transporte nas Plantas, observe o movimento de nutrientes nas plantas
  2. Material Transporte nas Plantas, sabe como se dá o transporte nas Plantas?


Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 04 de Novembro de 2010
Aceite pelo editor em 04 de Novembro de 2010