Caranguejo-peludo-chinês
Referência : Santos, A.I., Calafate, L., (2018) Caranguejo-peludo-chinês, Rev. Ciência Elem., V6(1):028
Autores: Ana Isabel Santos e Luís Calafate
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2018.028]
O caranguejo-peludo-chinês (nome científico: Eriocheir sinensis H. Milne Edwards, 1853, família: Varunidae) é uma espécie natural das regiões temperadas e tropicais entre Vladivostock (Rússia) e o sul da China. Introduzida acidentalmente em Portugal na água de lastro e no casco dos navios. É utilizada como espécie ornamental em aquários e para consumo humano.
O caranguejo-peludo-chinês possui cor acastanhada e a sua carapaça pode atingir 5 centímetros de comprimento. Uma característica de identificação importante desta espécie é a “luva de pele” que possui nas garras (FIGURA 1). Este caranguejo é um predador omnívoro e a sua dieta inclui uma vasta gama de plantas, invertebrados, peixes e detritos, sendo os gastrópodes e os bivalves a componente alimentar dominante deste animal[1].
Curiosidade: o caranguejo-peludo-chinês está incluído na lista das 100 espécies invasoras mais perigosas do mundo da União Internacional para a Conservação da Natureza[2].
Referências
- ↑ GOLLASCH, S., Eriocheir sinensis, 2006.
- ↑ LOWE, S. et al., 100 de las Especies Exóticas Invasoras más dañinas del mundo. Una selección del Global Invasive Species Database, 2000.
Recursos relacionados disponíveis na Casa das Ciências:
Criada em 7 de Fevereiro de 2018
Revista em 8 de Fevereiro de 2018
Aceite pelo editor em 14 de Março de 2018