WikiCiências:Sobre

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

A WikiCiências é uma enciclopédia em linha com os conceitos de ciência elementar. Primariamente, é dirigida aos alunos e professores do ensino básico e secundário pelo que houve a preocupação de coligir os termos que fazem parte do glossário básico dos programas das áreas científicas. Serão uns 1000 termos, segundo algumas estimativas e esse é o objetivo inicial que nos propomos para os próximos meses. A WikiCiências tem acesso livre e todos os artigos publicados são sujeitos a uma avaliação prévia por pares sob a responsabilidade de um editor sectorial. Na fase inicial, os autores foram convidados mas o princípio da avaliação por pares foi respeitado. A partir do lançamento público em 30 de maio de 2011, todos os artigos ficam abertos à crítica e à melhoria na perspetiva colaborativa típica da internet.

A WikiCiências pretende servir todos os interessados em ciência que usem a língua portuguesa e conta com a colaboração de investigadores, professores e estudantes para crescer, alargando o seu âmbito a temas mais avançados sendo desejável que possa abarcar, a prazo, o essencial da ciência elementar que possa servir os estudantes dos primeiros anos do ensino superior. Para isso convidam-se todos os especialistas numa das áreas científicas a registar-se como colaboradores da WikiCiências. O registo ficará pendente até à verificação da identidade por um dos editores em exercício.

Todos os artigos alguma vez publicados na WikiCiências ficarão permanentemente disponíveis através da referência completa que remete para a revista homónima com ISSN. A WikiCiências é um serviço complementar do portal Casa das Ciências, o portal Gulbenkian dos professores.