Trifolium pratense L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image46.jpeg
Planta cespitosa, até 100 cm de altura. Ascendente ou ereta, com ou sem pêlos. Folhas trifoliadas, folíolos ovais, maculados de branco. Flores purpúreo-avermelhadas ou rosadas, em capítulos esféricos ou ovais, solitários ou geminados, involucrados e geralmente sésseis. O fruto é uma vagem.

Família: FABACEAE (LEGUMINOSAE) [PHASEOLACEAE]

Nome Científico: Trifolium pratense L. [Trifolium pratense Lin.]

Nome Vernáculo: Pé-de-lebre, Trevo-comum, Trevo-dos-prados, Trevo-ribeiro, Trevo-roxo, Trevo-violeta.

Ecologia: Planta perene, ruderal e ripícola. Pode ser observada em bermas de caminhos, prados frescos e húmidos, taludes e orlas de bosques.

Floração: Maio a Agosto.

Estatuto: Nativa, endémica na Europa, Ásia e nordeste da África. Largamente distribuída e naturalizada por todo o mundo.

Observações: Podem ser consumidas as flores, as folhas, as raízes e as sementes. As folhas devem ser colhidas antes do aparecimento das flores e são usadas em saladas, sopas, etc., podendo ser cozinhadas (quando ficam melhores) ou secas e utilizadas como condimento (em arroz, por exemplo). As sementes depois de levemente germinadas (rebentos) são usadas em saladas. As flores e as vagens podem ser secas e reduzidas a farinha, o mesmo podendo ser feito com a raiz. As flores secas ou frescas são usadas em infusões e as folhas secas conferem um leve sabor a baunilha a bolos.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.