Sistema Linfático

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Sistema Linfático, Rev. Ciência Elem., V3(3):151
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.151]


É um sistema de defesa do organismo e de transporte de um fluido designado por linfa. O sistema é constituído pelos vasos linfáticos e pelos tecidos e órgãos linfóides. O tecido linfóide encontra-se em vários órgãos como os nódulos linfáticos e os folículos linfáticos associados ao sistema digestivo como as amígdalas.

Os capilares linfáticos agrupam-se em veias linfáticas que também possuem válvulas, como as veias sanguíneas, que impedem o refluxo da linfa. A linfa regressa à corrente sanguínea através das veias cavas superiores: direita no casos da linfa proveniente do quadrante superior direito do corpo e esquerda das restantes zonas do corpo através do canal torácico.

Os vasos linfáticos possuem nódulos ou gânglios linfáticos, abundantes em regiões como as virilhas, axilas e pescoço. Os gânglios são ricos em células especializadas na defesa do organismo a corpos estranhos, os leucócitos.

Associado ao sistemas digestivo, existem os vasos quilíferos nas vilosidades intestinais, que são vasos linfáticos importantes na absorção dos lípidos que irão ser transportados para a corrente sanguínea.

Assim, são funções principais do sistema linfático:

  • remover e retornar o fluido intersticial ao sangue
  • absorver e transportar lípidos ao nível do intestino delgado para o sistema circulatório
  • transportar células imunitárias de e para os gânglios linfáticos

O tecido linfóide pode ser primário, secundário ou terciário, dependendo do grau de desenvolvimento e maturação dos linfócitos envolvidos.

  • orgãos linfóides primários: a medula óssea e o timo, envolvidos na produção de leucócitos. Os leucócitos denominados linfócitos B diferenciam-se na medula vermelha dos ossos e os linfócitos T no timo. Os linfócitos migram posteriormente para os órgãos secundários para completarem a maturação.
  • órgãos linfóides secundários: são locais de maturação e iniciação da reposta imune adaptativa do organismo. Baço, amígdalas e gânglios linfáticos.



Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Nódulo linfático e activação das células B e T pelos antigénios, o que se passa num nódulo linfático?
  2. Introdução ao estudo do sangue e linfa, linfa e sangue. Descubra a diferença
  3. Unidade - Sistema Cardiovascular, Descubra o sistema cardiovascular nesta aplicação interativa...
  4. Sistema Cardiovascular - Aplicação para quadro interactivo, como funciona o Sistema Circulatório? Veja aqui...


Criada em 15 de Setembro de 2010
Revista em 16 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 10 de Janeiro de 2012