Raphanus raphanistrum L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image15.jpeg
Planta de caules eretos, cobertos na base por pêlos compridos e rígidos, algo picantes. Folhas pecioladas, com pêlos, as basais arrosetadas, lirada-penatissectas, com 2 a 8 pares de segmentos laterais, com o terminal maior quase orbicular; as folhas caulinares superiores são inteiras e lineares. Inflorescências em cacho. Corola com 4 pétalas de unha comprida dispostas em cruz, branco-amareladas com nervação violácea. Cálice com 4 sépalas, eretas, livres, dispostas em 2 verticilos, as externas gibosas na base. Androceu em geral com 6 estames, tetradinâmicos, hipogínicos, com filete simples e estigma inteiro ou bilobado. O fruto é uma síliqua, por vezes, um lomento.

Família: BRASSICACEAE (CRUCIFERAE) [BRASSICACEAE]

Nome Científico: Raphanus raphanistrum L. [Raphanus silvestris Lamk.]

Nome Vernáculo: Cabresto, Cabrestos, Ineixa, Labrêsto-branco, Rábano silvestre, Rábão, Rábão-bravo, Rábão-silvestre, Saramago, Saramago-de-fruto-articulado, Saramago-de-fruto-delgado, Saramago-de-fruto-grosso.

Ecologia: Planta anual ou perene, ruderal, ocorrendo em campos cultivados e incultos, pousios, com entulhos, searas, pomares, olivais, bermas de caminhos e baldios.

Floração: Fevereiro a Novembro.

Estatuto: Nativa, com larga distribuição em regiões temperadas do norte de Africa, Europa e em áreas do oeste da Ásia.

Observações: As folhas jovens, cruas ou cozinhadas, cortadas finamente são deliciosas, quer em saladas, quer como acompanhamento. As sementes, cruas ou cozinhadas, com um odor muito forte (pungente), podem ser reduzidas a farinha e utilizadas como um substituto da mostarda. As flores cruas podem ser usadas em saladas ou como substitutos de brócolos.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.