Pressão Radicular

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) Pressão Radicular, Rev. Ciência Elem., V2(4):314
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.314]


Os vasos de xilema existentes nas plantas vasculares transportam de forma bastante eficaz a seiva xilémica. Uma das hipóteses explicativas para este transporte é a da pressão radicular.

Ao nível das células da raiz ocorre acumulação de iões e a consequente entrada de água por osmose para manter o equilíbrio osmótico através dos pêlos radiculares, o que provoca o aumento da pressão exercida no xilema – pressão radicular. Esta pressão força a ascensão das moléculas de água nos vasos xilémicos, podendo até observar-se a subida de água até às folhas e a sua libertação sob a forma líquida através dos hidátodos – gutação.

Outro fenómeno demonstrativo da pressão radicular é a exsudação do caule, ou seja, a saída de água pela superfície de corte do caule (por exemplo, poda de certas plantas como as videiras ou nas coníferas para aproveitamento da resina). Esta saída da água é provocada pela acumulação de água nos tecidos radiculares que provoca uma pressão radicular que força a água a sair pelo caule.

Vários estudos, no entanto, têm demonstrado que os valores de pressão radicular não são suficientes para explicar o movimento da água no xilema, principalmente a grandes alturas.

Palavras chave: xilema, transporte no xilema, hipótese da tensão-coesão-adesão


Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Transporte nas Plantas, observe o movimento de nutrientes nas plantas
  2. Material Transporte nas Plantas, sabe como se dá o transporte nas Plantas?


Criada em 07 de Julho de 2011
Revista em 13 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 04 de Janeiro de 2012