Hypericum perforatum Schousb.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image28.jpeg
Planta glabra. Caules com glândulas negras em duas linhas finas e longitudinais. Folhas semi-amplexicaules a acunheadas, obtusas, por vezes mucronadas, com glândulas negras. Sépalas lineares a estreitamente ovadas, agudas ou acuminadas, geralmente sem glândulas negras. Pétalas assimétricas, crenadas, com algumas glândulas negras intramarginais. O fruto é uma cápsula quase cónica, de cor avermelhada, com vesículas dispostas obliquamente à sutura dos carpelos. Sementes negras.

Família: CLUSIACEAE (GUTTIFERAE) [HYPERICACEAE]

Nome Científico: Hypericum perforatum Schousb. [Hypericum perforatum Lin.]

Nome Vernáculo: Erva-de-São-João, Hipericão, Hipérico, Milfurada.

Ecologia: Taxon anual, de grande plasticidade, podendo colonizar muitos tipos de habitats.

Floração: Abril a Setembro.

Estatuto: Nativa, ocorrendo por toda a Europa (exceto no extremo norte), Ásia ocidental, na região Mediterrânea e Macaronésia. Atualmente está introduzida em diversas regiões temperadas, mais notoriamente na América do Norte, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.

Observações: As folhas e os frutos são usados para fazer infusões. Notar bem que o contacto com esta planta pode criar fotossensibilidade. A infusão da planta seca pode ser usada externamente em lavagens e em compressas, uma vez que está descrito que têm um papel adjuvante na cicatrização de feridas.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.