Geranium molle L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image53.jpeg
image54.jpeg
Planta herbácea até 40 cm. Folhas de contorno arredondado, sendo as da base recortadas até meio ou quase. Flores de corola rosada ou arroxeada. Pétalas apresentando um corte terminal e pouco maiores que as sépalas. Androceu com 10 estames. Fruto esquizocárpico (regma) com 4 mericarpos.

Família: GERANIACEAE [GERANIACEAE]

Nome Científico: Geranium molle L. [Geranium molle Lin.]

Nome Vernáculo: Bico-de-pomba-menor.

Ecologia: Erva anual, raramente bienal, ruderal. Pode ser observada em orlas de bosques e pinhais, campos agrícolas e incultos, bermas de estradas e prados, podendo surgir também em dunas.

Floração: Fevereiro a Junho.

Estatuto: Nativa da região do Mediterrâneo e Sub-Mediterrâneo, naturalizada na Europa, no sudoeste e na Ásia central e no norte da África, está classificada como espécie introduzida na América do Norte.

Observações: Esta espécie tem sido descrita como eficaz no tratamento de lesões internas e externas. Um emplastro de folhas frescas reduz rapidamente ferimentos externos. Uma decocção em vinho é indicada como alívio para a gota e outras dores nas articulações.

Notas

Imagens disponíveis para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.