Gametogénese
Referência : Moreira, C. (2010), WikiCiências, 1(9):0087
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
Conjunto de fenómenos que se verificam em células da linha germinativa (diplóides ou haplóides) presente nas gónadas (testículos e ovários) e que leva à formação de gâmetas haplóides (óvulos e espermatozóides).
Para a formação dos gâmetas, células haplóides, a gametogénese ocorre por meiose, dependendo do ciclo de vida do organismo. Os gametócitos, células diplóides que dão origem aos gâmetas, sofrem uma divisão meiótica para dar origem a células haplóides, os gâmetas.
No ser humano e em muitos outros animais, com um ciclo de vida diplonte, a gametogénese ocorre por meiose nas gónadas. Os gâmetas são células reprodutoras haplóides que sofreram meiose e, por isso, apresentam metade do número de cromossomas das células somáticas que os originaram. A formação de gâmetas masculinos denomina-se espermatogénese. Os gâmetas femininos formam-se por um processo denominado oogénese.
Comparação entre espermatogénese e oogénese
Palavras chave: gónadas, espermatogénese, oogénese, haplóide, diplóide, gâmeta, testículo, ovário, espermatozóide, óvulo
Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 28 de Fevereiro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010