Galvanoplastia

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Abrantes, L.M., (2015) Galvanoplastia, Rev. Ciência Elem., V3(4):239
Autor: Luisa Maria Abrantes
Editor: Irene Montenegro
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.239]


Esta designação, praticamente desactualizada, é sujeita a definições díspares, muitas vezes imprecisas e/ou incorrectas.
Como Galvanoplastia deve considerar-se uma electrodeposição metálica sobre o molde de um objecto que se queira replicar com exactidão. Quando a cópia atinge a espessura requerida é removida do molde. Este, quando não for de metal, e.g. cera, tem de ser tornado condutor (por exemplo com pó de grafite) de forma a assumir o papel de fase sólida catódica da célula electrolítica usada na operação.
O processo é usualmente atribuído ao físico prussiano Moritz Hermann von Jacobi, professor universitário na Rússia czarista, que na Academia das Ciências de S. Petersburgo apresentou resultados da sua investigação sobre o tema, no distante mês de Outubro de 1838.
A técnica foi extensivamente aplicada em tipografia na duplicação de gravuras, pranchas e fabricação de matrizes para fundição de caracteres, com a denominação de electrotipia ou galvanotipia, encontrando-se obsoleta devido aos modernos métodos de impressão. Durante o século XIX e primeiras décadas do século passado a galvanoplastia foi empregue com elevado sucesso em obras escultóricas de grande porte. Tem ainda relevante utilização em numismática, medalhística e joalharia.
O conceito é ainda extensível ao recobrimento de pequenos objectos (flores, folhas animais) por uma fina camada de metal depositada por via electrolítica, para preservação ou efeitos decorativos.

Referências

H. Heinrich, J. Chem. Educ. 15 (1938) 565-575.
M. Twyman, The British Library Guide to Printing History and Techniques, Ed British Library, London (1998).
D. Johnson, in The E-Sylum (an electronic publication of the numismatic Bibliomania Society) Vol 11, 36 (2008), Article 17.
D.J. Burt, The Medal 5 (1984) 48-49.



Criada em 23 de Janeiro de 2012
Revista em 06 de Fevereiro de 2012
Aceite pelo editor em 06 de Fevereiro de 2012