Fumaria capreolata L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image51.jpeg
Planta prostrada ou trepadora, até 100 cm de comprimento, glauca. Folhas alternas, 2-4-penatissectas. Inflorescências em cachos. Flores até 14 mm, com simetria bilateral, esbranquiçada e vermelho-escura no topo. Pedicelos curtos e arqueado-retrofletidos. Cálice constituído por sépalas mais largas do que a corola e ligeiramente dentadas. O fruto é um aquénio liso, obtuso e truncado.

Família: PAPAVERACEAE [FUMARIACEAE]

Nome Científico: Fumaria capreolata L. [Fumaria capreolata Lin.]

Nome Vernáculo: Catarinas-queimadas, Erva-das-candeias, Erva-moleirinha-maior, Fumária-maior.

Ecologia: Planta anual, ruderal e rupícola. Ocorre em sebes, incultos, terrenos agrícolas, muros, baldios, bermas de estrada e zonas de entulhos.

Floração: Dezembro a Junho.

Estatuto: Nativa da Europa, com larga distribuição em Portugal Continental, mas introduzida no arquipélago dos Açores e da Madeira. Atualmente, está naturalizada por quase todo o mundo.

Observações: Esta planta é frequentemente utilizada na medicina tradicional do norte de África na resolução de problemas gastrointestinais e pela sua atividade anti-inflamatória. A planta tem usos como agente coagulante do leite, tanto fresca como seca.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.