Chelidonium majus L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image25.jpeg
Erva ereta podendo atingir até 100 cm de altura, glauca e com látex amarelo-alaranjado. Caule revestido de folhas desde a base e mais ou menos coberto de pêlos, principalmente entre os nós. Folhas moles, glaucas na página inferior, penatissectas e com 5 a 7 pares de segmentos ovados a oblongos, com pequenos recortes marginais, arredondados e desiguais. Umbelas de 2 a 10 flores. Flores com 7 a 9 sépalas obovadas, amarelo-esverdeadas, geralmente com tricomas apicais e 4 pétalas, obovadas, de cor amarelo vivo, com a parte inferior mais alongada e mais estreita. O fruto é uma cápsula torulosa e sem pêlos, polispérmica (sementes negras com arilo branco).

Família: PAPAVERACEAE [PAPAVERACEAE]

Nome Científico: Chelidonium majus L. [Chelidonium majus Lin.]

Nome Vernáculo: Aruda, Celidónia, Cedronha, Ceredonha, Ceruda, Cerúdia, Erva-andorinha, Erva-leiteira, Erva-das-cortadelas, Erva-das-verrugas, Grande-quelidónia, Leitaria, Quelidónia, Quelidónia-maior.

Ecologia: Planta herbácea, vivaz, ruderal ocorrendo quase sempre em locais humanizados tais como muros, talude, baldios, perto de margens de linhas de água.

Floração: Março a Setembro.

Estatuto: Nativa das regiões temperadas do norte de África, Europa e oeste da Ásia. Espécie classificada como cosmopolita.

Observações: Mais conhecida como erva-das-verrugas, devido ao seu látex cáustico que “queima” estas excrescências. No entanto, a planta é tóxica devido aos muitos alcaloides tóxicos que contem, assim é de evitar o contacto com os olhos e a sua ingestão.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.