Bellis perennis L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download


image5.jpeg
Planta até 20 cm de altura (e outro tanto de largura). Folhas pequenas, pubescentes, obovado-espatuladas, crenadas ou dentadas, dispostas em roseta achatada. Flores hermafroditas (tanto as liguladas como as tubulares) organizadas em capítulos que podem parecer flores. O fruto é uma cipsela.

Família: ASTERACEAE [ASTERACEAE]

Nome Científico: Bellis perennis L. [Bellis perennis Lin.]

Nome Vernáculo: Bonina, Margarida, Margarida-menor, Margarida-dos-prados.

Ecologia: Erva perene comum em prados, relvados e outras áreas de herbáceas, de preferência húmidas.

Floração: Todo o ano.

Estatuto: Nativa, mas com uma distribuição com maior predominância no oeste, centro e sul da Europa, tendo sido avistada de forma espontânea nas ilhas da Madeira e Açores.

Observações: As flores podem ser usadas, cruas, em saladas ou para decorar pratos. As flores e as folhas apresentam propriedades medicinais, no tratamento de eczemas, queimaduras, inflamações da pele, dores articulares, gota, reumatismo, infeções das vias respiratórias e digestivas. Pode-se fazer uma infusão ou aplicar compressas das folhas e flores esmagadas para reduzir a dor. De uma infusão das folhas pode ainda ser feito um spray repelente de insetos.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.