Ageratina adenophora (Spreng.) R. M. King & H. Rob.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download


image3.jpeg
Erva até 150-200 cm de altura, caules frequentemente vermelhos e glandulares. Folhas opostas, ovado-deltoides e pilosas em ambas as superfícies. Inflorescências (capítulos de 10 a 60 flores) em pequenos corimbos laxos de flores brancas, com cada capítulo a atingir 6-10 mm de diâmetro. O fruto é uma cipsela negra, com 1,5 mm de comprimento e um papilho branco com 3-4 mm de comprimento e cerca de 8 sedas rígidas.

Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Nome Científico: Ageratina adenophora (Spreng.) R. M. King & H. Rob.

Nome Vernáculo: Abundância, Inça-muito, Milho-cozido.

Ecologia: Erva perene que ocorre em margens de cursos de água, taludes de estradas, mas também em áreas perturbadas e agrícolas.

Floração: Março a Julho.

Estatuto: Invasora (originária do México) com ampla distribuição mundial.

Observações: Planta que aparenta ser perigosa para o coração, sendo tomada na forma de infusão ou com leite (folhas esmagadas), para acalmar o estômago, fígado, etc. Considerada venenosa para mamíferos, mas os seus óleos possuem qualidades antifúngica e inseticida, sendo sugeridos para uso no controle de pulgões, formigas e até mesmo gorgulhos em grãos armazenados.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.