Vinca difformis Pour.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image68.jpeg
Planta de caules prostrado-ascendentes, até 200 cm de altura. Folhas opostas, inteiras, ovadas a lanceoladas, arredondadas na base e atenuadas no pecíolo. Caules floríferos até 30 cm de altura. Flores solitárias, axilares, hermafroditas, longamente pedunculadas. Corola assalveada, com tubo e limbo azul-pálido. Cálice com 5 segmentos estreitos, linear-triangulares. Androceu com 5 estames inseridos a meia altura da corola. O fruto é um folículo.

Família: APOCYNACEAE [APOCINACEAE]

Nome Científico: Vinca difformis Pour. [Vinca difformis Pour.]

Nome Vernáculo: Alcangorça, Alcongosta, Congorça, Congossa, Congossa-maior, Erva-concorça, Erva-congorça, Erva-da-inveja, Pervinca, Salva-da-inveja, Vinca.

Ecologia: Planta vivaz, ruderal e ripícola, com preferência por locais húmidos, mas também presente em matas, sebes, margens de campos e linhas de água.

Floração: Dezembro a Junho.

Estatuto: Nativa, do sudoeste da Europa; introduzida como ornamental e subespontânea noutras áreas.

Observações: Ainda que seja uma excelente planta para a confeção de cestaria e como cobertura de locais ensombrados, trata-se de uma planta muito tóxica devendo-se ter muito cuidado se ingerida.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.