Stellaria media (L.) Vill

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 17h28min de 16 de abril de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image18.jpeg
Planta até 90 cm de altura, ascendente e difusa. Caules com uma a duas linhas longitudinais de pêlos curtos, alternando em cada entrenó (muito raramente sem pêlos). Folhas inferiores pecioladas, ovadas; folhas superiores maiores e mais curtamente pecioladas ou sésseis; são profundamente bipartidas e mais pequenas que as sépalas. Estames entre 3 a 5, raramente 10. O fruto é uma cápsula polispérmica.

Família: CARYOPHYLLACEAE [ALSINACEAE]

Nome Científico: Stellaria media (L.) Vill [Stellaria media Cyril.]

Nome Vernáculo: Erva-canária, Erva-moleira, Marugem, Morugem, Morugem-branca, Morugem-verdadeira, Morugem-vulgar, Olho-de-toupeira, Orelha-de-toupeira.

Ecologia: Planta anual, ruderal, infestante de terrenos cultivados. No entanto, também pode ser observada em terrenos incultos e bermas de estrada.

Floração: Janeiro a Agosto.

Estatuto: Nativa, com distribuição cosmopolita, nomeadamente no norte da América, e em toda a Europa e Ásia.

Observações: As folhas (cruas ou cozinhadas) e as sementes podem ser consumidas em sopas, como acompanhamento e em saladas. A planta é rica em saponinas e, portanto, sugere-se algum cuidado no seu consumo. Esta planta é bastante utilizada no controle e estabilização de dunas.


Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.