Prunella vulgaris L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 15h23min de 3 de maio de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image63.jpeg
Planta herbácea vivaz, até 60 cm de altura e com a idade vai perdendo o revestimento de pêlos. Folhas ovadas a ovada-lanceoladas, inteiras ou com recortes arredondados na margem, acunheadas e pecioladas. Inflorescência, uma espiga geralmente folhosa na base. Cálice com dentes mucronados. Corola de cor violácea-azulada-escura, raramente branca. Fruto esquizocárpico.

Família: LAMIACEAE [LAMIACEAE]

Nome Científico: Prunella vulgaris L. [Prunella vulgaris Lin.]

Nome Vernáculo: Brunéla, Consolda-menor, Erva-férrea, Prunela.

Ecologia: Planta ruderal, podendo ser observada em prados e relvados húmidos incluindo lameiros, margens de linhas de água, charcos e lagoas, matos e matagais.

Floração: Março a Agosto.

Estatuto: Nativa de diversos locais (Europa, norte de África, Ásia, América central e sul), mas com classificação de introduzida na Austrália e algumas ilhas do Pacífico.

Observações: As folhas, cruas ou cozinhadas, podem ser usadas em saladas, sopas, estufados, etc. Ainda que por vezes possam ser algo amargas devido à presença de taninos, os mesmos podem ser removidos por imersão em água. Uma infusão em água fresca de folhas secas ou frescas é usada como uma bebida refrescante, considerada muito saborosa.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.