Oxidante

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 16h43min de 18 de junho de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Fernandes, R.F., (2015) Oxidante, Rev. Ciência Elem., V3(1):086
Autor: Ricardo Ferreira Fernandes
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.086]


Um oxidante é uma partícula (átomo, ião, ou molécula) que recebe electrões de outros reagentes durante uma reacção. O oxidante sofre uma redução, isto é, o seu número de oxidação (n.o.) diminui durante a reacção como consequência da captação de electrões provenientes da espécie que é oxidada. Considere-se o exemplo abaixo apresentado relativo à reacção de oxidação-redução entre o zinco e o catião cobre (II)::


 
Zn(s)
+
Cu2+(aq)
\longrightarrow
Zn2+(aq)
+
Cu(s)
n. oxidação
0
+2
+2
0


Verifica-se que a espécie oxidada é o zinco, uma vez que o seu número de oxidação aumentou de 0 para +2, e o catião cobre (II), que recebeu dois electrões provenientes do zinco, é o oxidante.

Um dos oxidantes mais importantes é o oxigénio, elemento fundamental na vida dos seres aeróbios, na respiração celular, processo em que a glucose é oxidada pelo oxigénio originando água e dióxido de carbono com libertação de energia. O oxigénio também é o principal agente oxidante responsável pela reacção de combustão, que foi, uma das primeiras reacções de oxidação-redução usadas pela espécie humana quando começou a controlar o fogo. Outros oxidantes, como cromatos e permanganatos, são usados na síntese de novos compostos e em análise química quantitativa e qualitativa. O peróxido de hidrogénio e o permanganato de potássio são utilizados como agentes anti-sépticos, uma vez que oxidam as membranas celulares dos microrganismos. Os percloratos e cloratos são utilizados como oxidantes em fogos-de-artifício. No uso doméstico, através de um processo de oxidação-redução, a solução aquosa de hipoclorito de sódio (lixívia), é amplamente utilizada no branqueamento de roupas ou de superfícies.


Referências

http://antoine.frostburg.edu/chem/senese/101/redox/glossary.shtml, consultado em 02/02/2010.

http://www.wiredchemist.com/chemistry/instructional/intro_chem_types.html, consultado em 02/02/2010.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bleach, consultado em 02/02/2010.




Criada em 8 de Fevereiro de 2010
Revista em 14 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 14 de Setembro de 2010