Matraz (Balão de Erlenmeyer)

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 14h02min de 15 de junho de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Pinto, J.R., (2015) Matraz (Balão de Erlenmeyer), Rev. Ciência Elem., V3(4):241
Autor: J. Ricardo Pinto
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.241]


Figura 1 - Representação de um matraz.

O matraz, ou balão de Erlenmeyer, é um recipiente de vidro, em forma cónica ou de pêra, com base plana e com um gargalo curto e cilíndrico, inventado em 1861 pelo químico alemão Emil Erlenmeyer (1825-1909).


É vulgarmente utilizado no laboratório para a realização de titulações (neste caso usam-se matrazes de boca larga), mas também pode ser utilizado para aquecimento de soluções e realização de reacções químicas em solução. A sua forma cónica evita a ocorrência de salpicos para o exterior durante a agitação ou aquecimento de uma solução, se utilizado com cuidado.


O matraz contém nas paredes traços horizontais gravados exteriormente, que constituem uma escala graduada e permitem uma estimativa pouco rigorosa do volume de líquido que o matraz contém. Este recipiente não pode ser utilizado para a medição rigorosa de volumes, dado que a sua escala graduada não foi, nem podia ser, calibrada para esse fim dada a grande superfície livre do líquido.


Os matrazes apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos (gargalo largo e estreito), com ou sem esmerilado e respectivas rolhas de vidro ou de plástico, permitindo agitação mais segura para melhor homogeneização e armazenamento de soluções ao abrigo do ar, evitando possíveis evaporações, contaminações ou adulterações do conteúdo.




Criada em 7 de Dezembro de 2009
Revista em 14 de Julho de 2010
Aceite pelo editor em 13 de Setembro de 2010