Jacques Charles

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2014) Jacques Charles, Rev. Ciência Elem., V2(3):237
Autores: Daniel Ribeiro
Editor: Eduardo Lage
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.237]


Figura 1 Jacques Charles (1746 – 1823).
Jacques Alexandre César Charles (1746 – 1823) foi um matemático, físico e inventor francês que, juntamente com Nicolas Robert, foi o primeiro homem a voar num balão de hidrogénio (1783).


Charles trabalhou como secretário no Ministério das Finanças mas, com o tempo, voltou-se para as questões da ciência e das experiências com eletricidade.

Por volta de 1787, Charles desenvolveu a lei que haveria de o celebrizar na área de física e da química. Trata-se da lei de Charles que se refere à forma como o volume de uma massa fixa de gás varia proporcionalmente com a temperatura, mantendo-se a pressão constante. Enunciado de forma moderna, a pressão constante, o volume de uma dada massa de gás varia proporcionalmente com o valor da sua temperatura absoluta.

Charles desenvolveu uma série de invenções, incluindo um hidrómetro e um goniómetro (aparelho medidor de ângulos) refletor. Além disso, efetuou melhorias no helióstato de Gravesande e no aerómetro de Fahrenheit. Juntamente com os irmãos Robert, Nicolas e Anne-Jean, construiu um dos primeiros balões de hidrogénio. Foi eleito para a Academia das Ciências de Paris e, posteriormente, tornou-se professor de física. As suas publicações versaram essencialmente sobre matemática.


Referências



Criada em 05 de Setembro de 2012
Revista em 11 de Setembro de 2014
Aceite pelo editor em 11 de Setembro de 2014