Apresentação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 18h03min de 17 de março de 2022 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa


Categorias

A WikiCiências é uma enciclopédia em linha com conceitos de ciência elementar em:

Corpo Editorial

A WikiCiências possui uma estrutura editorial em todo semelhante às das revistas em formato padrão, acrescida de uma Coordenação global do Projeto Casa das Ciências.

Assim, para além desta estrutura geral de Coordenação, possui um Editor-Chefe e uma Comissão Editorial que sectorialmente são responsáveis pela generalidade das publicações realizadas.


Editor-Chefe

jntavar.jpg
João Nuno Tavares, Matemática Faculdade de Ciências da UP


Comissão Editorial

alm.jpg
Alexandre Lopes Magalhães, Química, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
5.jpg
José Francisco da Silva Costa Rodrigues, Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
6.jpg
João Manuel Borregana Lopes dos Santos, Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
7.jpg
Jorge Manuel Pataca Leal Canhoto, Biologia, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade de Coimbra
8.jpg
Luis Vitor da Fonseca Pinto Duarte, Geologia, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade de Coimbra
9.jpg
Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca, Geologia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
10.jpg
Paulo Jorge Almeida Ribeiro-Claro, Química, Universidade de Aveiro - CICECO

Apresentação

Sendo dirigida em primeiro lugar aos alunos e professores do ensino básico e secundário, existe a preocupação de coligir os termos que fazem parte do glossário básico dos programas das áreas científicas. A WikiCiências é de acesso livre e todos os artigos publicados são sujeitos a uma avaliação prévia por pares sob a responsabilidade de um editor sectorial. Na fase inicial, os autores foram convidados, mas o princípio da avaliação por pares foi respeitado. A partir do seu lançamento público, todos os artigos ficam abertos à crítica e à melhoria na perspectiva colaborativa típica da internet.


Por outro lado é desejável que a colaboração com contributos provenientes dos docentes e investigadores, orientados para os anos de escolaridade abrangidos pelo nosso sistema de ensino não superior, bem como os primeiros anos do Ensino Superior, seja uma constante como base de crescimento de um recurso que interessará a todos.


A WikiCiências pretende servir todos os que usam a língua portuguesa na aprendizagem e no ensino e divulgação da Ciência, e conta já com a colaboração de um significativo número de investigadores, professores e estudantes.


Será desejável que este repositório informativo, possa um dia vir a abarcar o essencial da ciência elementar que sirva os estudantes dos primeiros anos do ensino superior. Para isso convidam-se todos os especialistas nas áreas científicas apontadas a registar-se como colaboradores da WikiCiências. O registo ficará pendente até à verificação da identidade por um dos editores em exercício.


Todos os artigos alguma vez publicados na WikiCiências ficarão permanentemente disponíveis através da referência completa que remete para a revista homónima com ISSN 1647-8762 (online). A WikiCiências é um serviço complementar do portal Casa das Ciências, o portal Gulbenkian dos professores.


Livro de Estilos - Provisório
Manual WikiCiências

 

Mesmo sem registo qualquer utilizador pode consultar todas as entradas editadas.


Por uma questão de transparência e rigor numa publicação científica como a WikiCiencias, só são admitidas contribuições de pessoas devidamente identificadas.


O modelo pelo qual se aceitam e publicam os contributos rege-se pelo regulamento a que se pode aceder no final da página.


Desde já porém fica a indicação de que a capacidade de intervenção, ou seja a criação de novas páginas ou a colocação de comentários nas páginas existentes, só é permitida a quem tenha a sua identidade pública no portal através de uma página pessoal. Essa página será acedida a partir das páginas publicadas ou dos comentários realizados. Pode corresponder apenas a uma ligação para uma página pessoal (institucional ou não) que o utilizador já possua no domínio da Web, a exemplo de várias páginas já existentes para editores e autores, como se pode ver nas entradas já publicadas. Essa página pessoal deverá conter os dados essenciais que se sugerem no exemplo abaixo.


Para criar esta página, deve autenticar-se na WikiCiencias e depois copiar o endereço https://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Usuário:NOME, e em seguida substituir NOME pelo seu próprio nome de utilizador e ativar a tag criar.


Exemplo de página pessoal:

https://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Usuário:Admin



 

Revista de Ciência Elementar ISSN 2183-1270 (online), rce.casadasciencias.org


Regulamento

Aceda ao Regulamento.