ADH

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) ADH, Rev. Ciência Elem., V2(3):189
Autor: Catarina Moreira
Editor: Élio Sucena
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.189]



A ADH (do inglês Anti-Diuretic Hormone) é uma hormona antidiurética produzida pelo hipotálamo e libertada pela hipófise.

A ADH regula a quantidade de água no sangue. Se a quantidade de água baixar no organismo a pressão osmótica no sangue aumenta, os receptores do hipotálamo detectam esta alteração, e induzem a hipófise a libertar ADH. A hormona circula na corrente sanguínea e quando atinge as células da parede do tubo colector (células alvo) nos rins, causa um aumento da permeabilidade, permitindo que maior quantidade de água seja reabsorvida para os capilares sanguíneos. A urina perde água e fica mais concentrada e o sangue recebe mais água regularizando a sua pressão osmótica.

Este mecanismo tem uma retroacção negativo, em que o efeito contraria a causa inicial. Assim, quando a descida de pressão osmótica, por exemplo pela ingestão de água, é detectada pelo hipotálamo, a hipófise inibe a libertação de ADH. Neste caso a permeabilidade dos tubos colectores é baixa, a água não é reabsorvida e a urina é mais diluída.


Palavras chave: osmorregulação, hormona




Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 15 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 04 de Novembro de 2010