Sherardia arvensis L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image60.jpeg
Planta até 50 cm de altura, delgada, prostrada ou difusa. Caules ásperos devido a pequenos acúleos na sua superfície. Folhas, geralmente 6 por verticilo; as proximais obovado-cuspidadas, as distais oblanceoladas, terminando numa pequena ponta rígida, peludo-ásperas na página superior. Inflorescências em forma de capítulos terminais. Corola com 4 a 5 mm, lilacínea, afunilada, quase séssil, 4-lobada e de tubo comprido. O fruto é um mericarpo (de dois) oblongo, coroado por dois ou três dentes acrescentes do cálice.

Família: RUBIACEAE [RUBIACEAE]

Nome Científico: Sherardia arvensis L. [Sherardia arvensis Lin.]

Nome Vernáculo: Granza, Granza-dos-campos.

Ecologia: Planta anual, ruderal, podendo ser observada com frequência em terrenos cultivados e incultos, bermas de caminhos e muros.

Floração: Fevereiro a Junho.

Estatuto: Nativa de Portugal continental e arquipélago da Madeira, com classificação de introduzida no arquipélago dos Açores. Atualmente apresenta uma distribuição sub-cosmopolita pela Europa, oeste da Ásia, norte de África e Macaronésia.

Observações: A tribo Cherokee usava esta planta para obter um corante rosa ou vermelho.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.