Eucarionte

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 14h27min de 22 de março de 2017 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C. (2010), WikiCiências, 1(9):0106
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó


Organismo cujas células têm o núcleo individualizado por um invólucro nuclear, células eucarióticas. Palavra de origem eu + karion que significa verdadeiro + núcleo.

Os organismos eucariontes podem ser unicelulares – protistas e alguns fungos como as leveduras ou multicelulares – fungos, plantas e animais. As células eucarióticas têm uma estrutura mais complexa que as células procarióticas e possuem estruturas endomembranares, organelos.

 

As células apresentam uma grande diversidade morfológica de acordo com o organismo a que pertencem e a função que desempenham. Células animais e vegetais apresentam algumas diferenças estruturais que lhes conferem características específicas. As células dos fungos são muito semelhantes às células animais mas apresentam algumas diferenças significativas como: parede celular com quitina e possuem poros – septos – que permitem a passagem de citoplasma, organelos e, por vezes, núcleos entre diferentes células, não havendo uma separação efectiva entre células.

Todas as células eucarióticas possuem:

* membrana celular (ou membrana plasmática): estrutura fina e dinâmica que regula o fluxo de materiais entre a célula e o meio externo.

* citoplasma: massa semifluida, aparentemente homogénea, designada citosol ou hialoplasma, no seio do qual se encontram várias estruturas membranadas.

* núcleo: estrutura rodeada pelo citoplasma e delimitada pelo invólucro nuclear. O invólucro possui numerosos poros que permitem a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No seu interior o núcleo contém um fluído, nucleoplasma, onde se encontram massas de cromatina que constituem o material genético nuclear (as mitocôndrias e os cloroplastos possuem o seu próprio material genético independente). Por vezes, também se podem observar estruturas esféricas, nucléolos, constituídas por proteínas  e ácidos nucleicos (ribonucleoproteínas).


Para além destas três estruturas comuns as células eucarióticas podem apresentar muitos outros organelos.

* mitocôndrias: organelos que se auto-replicam. A sua abundância, forma e tamanho varia conforme o tipo de célula e a actividade da mesma. As mitocôndrias possuem o seu próprio genoma e ribossomas e têm dois sistemas de membranas separando um espaço inter-membranar: a membrana externa que envolve todo o organelo e a membrana interna que possui invaginações, denominadas cristas. As mitocôndrias têm um papel muito importante na produção de energia nas células eucarióticas, sendo o local onde se dá a respiração.

* retículo endoplasmático:  sistema de sáculos e vesículas envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas e  no transporte e maturação de proteínas e outras substâncias. Pode ser rugoso se associado a  ribossomas (estruturas onde se dá a síntese proteica, tradução) ou liso na ausência de ribossomas.

* complexo de Golgi (estrutura descoberta por Camillo Golgi em 1898, que foi galardoado com o Prémio Nobel em 1906): conjunto de cisternas achatadas e de vesículas que intervém em fenómenos de secreção e digestão intracelular.

*ribossomas: pequenas estruturas constituídas por RNA e proteínas, organizados em duas subunidades (pequena e grande), por vezes, associadas ao retículo endoplasmático. Os ribossomas são fundamentais para a síntese de proteínas. (também existem nas células procarióticas).

* vacúolos: cavidades, de dimensão variável, delimitadas por uma membrana, que contêm geralmente água com substâncias dissolvidas (gases, pigmentos, açucares, proteínas ou outras substâncias). Há vacúolos de endocitose, digestivos e de exocitose. Nas plantas, na grande maioria das células o vacúolo ocupa quase todo o volume da célula.

* cloroplastos: organelos delimitados por membrana dupla e com material genético próprio como as mitocôndrias. A membrana interna tem prolongamentos, tilacóides, que se empilham em estruturas, grana, com elevada concentração de pigmentos. Contêm pigmentos (como clorofilas, que conferem a cor verde aos organismos) envolvidos na fotossíntese, processo complexo que converte a energia solar em ATP. Existem na maioria das células do reino Plantae.

* lisossomas: estruturas esféricas, rodeadas por uma membrana simples, que contêm no seu interior enzimas (hidrolases), formados a partir do complexo de Golgi. Intervêm na digestao de moléculas (proteínas, ácidos nucleicos e polissacáridos) e estruturas celulares. Também têm a função de digerir bactérias que atacam as células ou de reparar a membrana plasmática. Só existem em células do reino Animalia.

* citoesqueleto: rede tridimensional de fibras proteicas intercruzadas, presente no citoplasma, que serve de suporte interno à célula, e às estruturas internas e intervém nos fenómenos de movimento celular e na divisão celular. É constituído por estruturas de dimensão e função diferentes como os microfilamentos, os filamentos intermédios ou os microtúbulos.

Esquemas de células eucariontes animal e vegetal

Celanimal.jpg
CelVegetal.jpg


Palavras chave: célula



Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Células Eucarióticas e Procarióticas, teste os seus conhecimentos neste questionário.


Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 9 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010