Diferenças entre edições de "Pascal"
m (Protegeu "Pascal" ([edit=sysop] (infinito) [move=sysop] (infinito))) |
Edição actual desde as 11h33min de 2 de julho de 2012
Referência : Ribeiro, P. (2012), WikiCiências, 3(06):0624
Autor: Pedro Ribeiro
Editor: Fernando M. A. Silva
A linguagem de programação Pascal segue o paradigma de Programação Imperativa e foi publicada pela primeira vez em 1970 por Niklaus Wirth. O Pascal ganhou o seu nome em homenagem ao matemático francês Blaise Pascal e apareceu, entre outras coisas, com o intuito de ensinar boas práticas de programação, ganhando muita popularidade. Presentemente o Pascal já não não está no topo das linguagens de programação mais usadas [1].
Índice |
Breve História
O desenvolvimento da linguagem Pascal deu-se no final dos anos 60 por intermédio de Niklaus Wirth, um cientista de computadores que já tinha tido muito influência nas linguagens de programação Euler e Algol W. Uma das maiores motivações para a sua criação, foi a intenção de a usar no ensino da programação estruturada, sendo que por isso mesmo ganhou imensa popularidade, tendo a certa altura sido usada um pouco por todo o mundo como uma linguagem introdutória de programação. O primeiro compilador de Pascal foi disponibilizado em 1970. Em 1985 surgiu a variante Object Pascal, adicionado algumas capacidades de Programação Orientada a Objectos.
Presentemente, o compilador mais conhecido é o Free Pascal [2], implementando não só o Pascal, mas também Object Pascal, bem como modos de compatibilidade com outros compiladores. O Free Pascal é grátis e está disponível em muitas arquitecturas de computador diferentes.
Exemplos de Código Fonte
O programa seguinte escreve "Ola Mundo" para a saída padrão (standard output):
program olamundo; begin writeln('Ola Mundo'); end.
O extrato de código fonte seguinte corresponde a uma função iterativa que, dado um número inteiro positivo n, retorna o somatório dos números entre 1 e n, isto é, \(soma(n) = \sum_{k=1}^n k = 1 + 2 + \ldots + (n-1) + n\).
function soma(n: integer): integer; var i, result: integer; begin result := 0; for i := 1 to n do result := result + i; soma := result end;
Uma versão recursiva da mesma função podia ser escrita do seguinte modo em Pascal:
function soma(n: integer): integer; begin if n = 1 then soma := 1 else soma := n + soma(n-1) end;
Referências
- Página Web: http://www.langpop.com/ Acedida a 29/05/2012. (em inglês)
- Página Web: http://www.freepascal.org/ Acedida a 29/05/2012. (em inglês)
Saber Mais
- Página Web: http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral:pascal:tutorial_2010:indice Tutorial de Pascal (Comunidade Portugal-a-Programar). Acedida a 29/05/2012.
- Página Web: http://pascal-central.com/standards.html Pascal Standard (Pascal Central). Acedida a 29/05/2012. (em inglês)
Criada em 30 de Maio de 2012
Revista em 01 de Junho de 2012
Aceite pelo editor em 01 de Junho de 2012