Trifolium angustifolium L.

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download



image45.jpeg
Planta herbácea até 50 cm, ereta ou ascendente, geralmente multicaule. Folhas compostas, alternas, com folíolos linear-lanceolados, inteiros e agudos, com estípulas. Flores subsésseis, em espigas ovoides ou cilíndrico-cónicas, terminais e pedunculadas. Corola rosada praticamente do mesmo tamanho do cálice; segmentos desiguais, linear-assovelados, patentes na frutificação. O fruto é uma vagem com 1 ou 2 sementes.

Família: FABACEAE (LEGUMINOSAE) [PHASEOLACEAE]

Nome Científico: Trifolium angustifolium L. [Trifolium angustifolium Lin.]

Nome Vernáculo: Rabo-de-gato, Trevo-de-folhas-estreitas, Trevo-massaroco.

Ecologia: Planta anual e ruderal, podendo ser observada em terrenos cultivados e incultos, prados, relvados húmidos, clareiras de matos e bermas de caminhos.

Floração: Abril a Junho.

Estatuto: Nativa da Europa e da região Mediterrânea. Atualmente está naturalizada em diversos países, no entanto, não apresenta um caráter invasor.

Observações: Planta utilizada como forragem, na produção de feno, ou em pastagens. A infusão desta planta é utilizada para aliviar dores de estômago e diarreia. O seu pólen dá origem a mel bastante apreciado e saboroso.

[editar] Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.