Linguagem de Programação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, P. (2012), WikiCiências, 3(06):0623
Autor: Pedro Ribeiro
Editor: Fernando M. A. Silva



Uma linguagem de programação é uma linguagem artificial que é usada para escrever programas de computador. A definição de uma linguagem consiste na sua sintaxe (quais os símbolos que podem ser usados) e na sua semântica (o significado desses mesmos símbolos). Com uma linguagem de programação podemos exprimir formalmente algoritmos.

Conceitos

Existem milhares de diferentes linguagens de programação, cada uma com as suas características próprias. Compartimentar e classificar as linguagens de programação não é uma tarefa fácil e que dê origem a resultados aceites por todos.

No entanto, de um modo geral, a filosofia de uma linguagem de programação segue um determinado Paradigma de Programação. Por exemplo, uma linguagem pode ser imperativa, como o C, funcional, como o Haskell, ou Lógica, como o Prolog. Pode ainda ter sido desenhada para seguir determinadas estilos, como por exemplo a programação orientada a objectos.

De acordo com a maneira como um programa é traduzido para poder ser executado num computador, uma linguagem pode ser compilada, interpretada, ou ter um misto das duas coisas. Se a linguagem contém instruções muito próximas das que serão executadas no processador, diz-se de baixo nível, como é o caso do Assembly. Se pelo contrário contiver instruções mais complexas e mais legíveis por seres humanos, diz-se de alto nível, como é o caso do Pascal.

Popularidade das Linguagens de Programação

Não é fácil medir a popularidade de uma linguagem de programação. Será mais popular uma linguagem com mais ofertas de emprego e uso na indústria ou uma que tenha mais livros e aulas a falar sobre ela? Será mais popular uma linguagem que tenha mais linhas de código implementadas ou uma que seja usada em que programas que são executados mais frequentemente?

Ao longo do tempo, a lista das mais populares linguagens de programação vai-se alterando. Vários sítios na World Wide Web procuram medir de forma sistematizada a popularidade de modo a produzir uma lista ordenada. Note-se que não existe nenhum consenso sobre a metodologia a utilizar. Além disso, cada linguagem tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Por isso mesmo é necessário equacionar, para cada caso, qual a melhor linguagem para desempenhar a tarefa desejada, sendo que essa linguagem pode não ser a mais popular. No entanto, é instrutivo perceber quais as linguagens mais usadas no presente e pode ser um fator importante quando for necessário perceber quais as opções mais usadas.

Um exemplo de medição de popularidade é o sítio langpop.com, que usa uma multitude de critérios para obter um índice de popularidade das linguagens de programação. No dia 29 de Maio de 2012, o Top10 de linguagens era constituído, por ordem decrescente de popularidade, pelas seguintes linguagens:

C, Java, C++, PHP, JavaScript, Python, C#, Perl, SQL, Ruby

Saber Mais



Criada em 29 de Maio de 2012
Revista em 29 de Maio de 2012
Aceite pelo editor em 01 de Junho de 2012