Bacteriófago

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Bacteriófago, Rev. Ciência Elem., V3(4):203
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.203]


Os bacteriófagos ou fagos, são vírus que infectam bactérias e que podem ser utilizados com vectores, isto é, como ferramentas de introdução de DNA numa determinada espécie que tenham capacidade de infectar. Consistem numa simples molécula de material genético como RNA de cadeia simples ou dupla, ou DNA de cadeia simples ou dupla, encapsulada por uma cobertura proteica. Os fagos tem dimensões muito reduzidas comparado com as bactérias que infectam.

Os fagos têm uma vantagem perante os plasmídeos, como vectores, dado que podem ser usados como clones de fragmentos de DNA maiores, cerca de 20 Kb.


bacteriofago.png

Figura 1. Bacteriófago típico.


Os fagos mais comummente utilizados como vectores são os fagos T (do inglês Temperate Phages) e os fagos λ (do inglês Lambda phages) para transportar DNA para o interior de E. coli.

No interior do hospedeiro, o DNA viral começa a replicar-se de duas formas possíveis: ciclo lítico ou o ciclo lisogénico.

fagolambda.jpg

Figura 2. Infecção viral: ciclo lítico e lisogénico


Ciclo Lítico – o DNA viral sofre replicação independentemente do cromossoma hospedeiro. São produzidas partículas virais em grande quantidade que fazem com que a célula “expluda”, permitindo ao vírus invadir outras bactérias.

Ciclo Lisogénico – o DNA viral é incorporado no cromossoma da bactéria e replicam-se em conjunto. A quantidade de DNA viral aumenta devagar à medida que a população de bactérias aumenta.


Palavras chave: vector, DNA, ciclo lítico, ciclo lisogénico



Criada em 09 de Abril de 2011
Revista em 02 de Agosto de 2011
Aceite pelo editor em 05 de Janeiro de 2012