Higrómetro

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2014) Higrómetro, Rev. Ciência Elem., V2(3):227
Autores: Daniel Ribeiro
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.227]


Figura 1 Higrómetro.
Um higrómetro (ver figura 1) é um instrumento destinado a medir a humidade atmosférica.

As primeiras observações de que a lã aumenta de peso com a humidade remontam ao século XV. O primeiro instrumento de medição da humidade atmosférica, percursor do higrómetro mais moderno, foi um instrumento criado por Johann Heinrich Lambert (1728 – 1777). Os suíços Horace Bénédict de Saussure (1740 – 1799) e Jean-André de Luc (1727 – 1817) também contribuíram para a elaboração de diferentes higrómetros. Saussure, em 1783, criou um higroscópio cuja medida era baseada na alteração do comprimento de um fio de cabelo com a humidade atmosférica.[1] Por outro lado, André de Luc criou um instrumento de funcionamento semelhante a partir de um corte bastante fino de um osso de baleia.[2] Historicamente, outro importante higrómetro foi o criado pelo inglês John Frederic Daniell (1790 – 1845), porém, este exigia uma montagem mais dispendiosa e uma medição mais demorada.[2,3]

Existem cinco grandes grupos de higrómetros: os psicrómetros, os higrómetros de absorção, os higrómetros de condensação, os higrómetros elétricos e os higrómetros químicos.

Os psicrómetros são constituídos por dois termómetros colocados lado a lado, um com bolbo seco e outro com o bolbo húmido com gaze molhada em água destilada. Devido à evaporação da água, o termómetro húmido registará uma temperatura inferior ao termómetro seco. É a partir da diferença de temperaturas entre os termómetros que é possível calcular a humidade atmosférica.[4]

Os higrómetros de absorção correspondem aos instrumentos do tipo dos utilizados por Saussurre e por de Luc, para determinar a humidade do ar utilizando a absorção do vapor de água por uma substância química higroscópica.

O princípio de funcionamento dos higrómetros de condensação é muito idêntico ao dos psicrómetros. Numa superfície fria faz-se passar vapor de água que condensa e é da diferença de temperatura entre o condensado e a temperatura ambiente que se consegue determinar a humidade atmosférica.

Os higrómetros elétricos funcionam devido à variação da resistência elétrica de uma substância com a humidade atmosférica. Nestes higrómetros são utilizados elétrodos metálicos revestidos com sais que captam a humidade atmosférica e fazem variar a resistência elétrica dos elétrodos. Uma determinada resistência corresponderá, consequentemente, a uma determinada humidade atmosférica.[3]

Os últimos dos principais tipos de higrómetros são os higrómetros químicos. Estes utilizam substâncias hidrofílicas como base de funcionamento. A humidade atmosférica é determinada a partir do aumento de massa da substância hidrofílica devida ao vapor de água captado.

Referências

  1. The Encyclopedia of Earth: De Saussure, Horace Bénédict, consultado em 09/11/2012.
  2. C. F. Partington, ed., The British cyclopaedia of the arts, sciences, history, geography, literature, natural history, and biography, Volume I, London: Orr & Smith, 1838.
  3. K. Hile, The handy weather answer book, Canton, MI: Visible Ink Press, 2009, ISBN: 978-1-578-59221-0.
  4. R. K. Rajput, Engineering thermodynamics, Jones & Bartlett Learning, 2009, ISBN: 978-1-934-01514-8.




Criada em 09 de Novembro de 2012
Revista em 27 de Novembro de 2012
Aceite pelo editor em 20 de Dezembro de 2012