Vector

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Vetor, Rev. Ciência Elem., V3(1):049
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.049]



Para conseguir a transferência de genes entre seres vivos diferentes usam-se estruturas designadas por vectores, que dada as suas reduzidas dimensões permitem a sua transferência e associação a estruturas maiores. Os vectores são moléculas de DNA usadas como veículos de transferência de material genético de uma célula para outra.

Características dos vectores:

  • capacidade de se replicarem independentemente da célula hospedeira,
  • possuir sequências que permitem o novo DNA ser adicionado – sequências de reconhecimento para uma enzima de restrição – o vector tem de ser capaz de produzir DNA recombinante
  • possuir um marcador que permite ao investigador detectar a sua presença na célula hospedeira – tipicamente, trata-se de um gene identificador (ou “repórter”) que codifica para uma proteína cujo fenótipo é facilmente identificado (por exemplo, resistência a uma droga ou o gene GFP da proteína fluorescente verde)
  • ser isolado e manipulado facilmente – geralmente dimensão reduzida relativamente aos cromossomas dos seus hospedeiros

O vector é geralmente uma sequência de DNA que consiste num transgene e numa sequência maior que serve de base ao vector. A função do vector que transfere informação genética para outra célula é isolar, multiplicar ou expressar o transgene na célula alvo. Os denominados vectores de expressão têm a função específica de expressar o transgene na célula alvo e geralmente possuem uma sequência promotora que lidera a expressão do transgene. Os vectores de transcrição são apenas capazes de serem transcritos mas não traduzidos, isto é, podem ser replicados na célula alvo mas não são expressos, sendo geralmente utilizados para amplificar o transgene.

A inserção de um vector num célula alvo denomina–se transformação quando ocorre em células bacterianas, e transfecção em células eucariontes. Se se tratar da inserção de um vector viral denomina-se transdução.

Existem quatro tipos principais de vectores: plasmídeos, vírus, cosmídeos e cromossomas artificiais.


Palavras chave: transformação, transdução, transfecção, plasmídeos, vírus, cosmídeos e cromossomas artificiais.



Criada em 09 de Abril de 2011
Revista em 13 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 05 de Janeiro de 2012