Vales glaciares

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 12h19min de 20 de outubro de 2020 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Autor: Fernando Carlos Lopes]
Editor: Luís Vítor Duarte
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2018.048]
PDF Download


Vales glaciares, vales suspensos, lagos glaciares e cascatas, círculos glaciares, moreias e fiordes são formas características das paisagens islandesas, criadas pelos seus glaciares alpinos. Os vales glaciares, com o seu característico perfil em “U”, são a forma mais comum de paisagem originada pela erosão glacial (FIGURA 1). No interior destes vales, os rios concentram o seu poder erosivo na zona mais baixa, originando um perfil característico em “V”. O poder erosivo dos glaciares é muito superior ao dos rios porque a sua energia potencial resulta não só do declive do terreno mas também do peso do gelo. A erosão faz-se, essencialmente, ao longo das zonas laterais do canal, criando um vale com vertentes alcantiladas e fundo aplanado. Vales suspensos são vales escavados por glaciares tributários. Como estes glaciares levam menos gelo, o seu poder erosivo é menor que o do glaciar principal, ficando suspenso nas vertentes do glaciar principal, quando o gelo recua.
Constituem exemplos notáveis, pela sua beleza e dimensão, os vales glaciares de Borgarvirki (FIGURA 2) e de Akureyri (ou Eyjafjörður; FIGURA 3), no noroeste da ilha. Este último vai desembocar num fiorde que é mais longo da Islândia (fiorde de Akureyri ou de Eyjafjörður)[1].


FIGURA 1. Esquema 3D (sem escala) da evolução de uma paisagem glaciar, com formação de vales glaciares, vales glaciares suspensos, círculos glaciares lagos glaciares e cascatas.

FIGURA 2. Aspeto do vale glaciário de Borgarvirki, observado a partir da fortaleza de Borgarvirki, Islândia.

FIGURA 3. Aspeto do vale glaciar e do fiorde de Akureyri (ou Eyjafjörður), o mais longo da Islândia.

Referências

  1. ZAKHAROVA, N., Iceland field guide Arthur D. Storke Memorial Expedition. In: Jason Jweda and Margaret Reitz, eds. Department of Earth and Environmental Sciences, Columbia University, 2010.


Recursos relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Glaciar da Cratera do Monte Santa Helena (2005-2010);
  2. Interpretação Geológica de Paisagens.




Criada em 23 de Outubro de 2017
Revista em 23 de Outubro de 2017
Aceite pelo editor em 18 de Junho de 2018