Tubo de Thiele

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 14h53min de 26 de janeiro de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2015) Tubo de Thiele, Rev. Ciência Elem., V3(4):237
Autores: Daniel Ribeiro
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.237]


Figura 1 Tubo de Thiele.[2]
Um tubo de Thiele, assim denominado devido ao químico alemão Johannes Thiele, é um utensílio de laboratório que se utiliza, principalmente, para determinação de pontos de fusão de substâncias. É um tubo de vidro munido de um braço lateral (bypass) onde se realiza o aquecimento do líquido contido no tubo. Este tubo foi concebido para conter o óleo de aquecimento na determinação de pontos de fusão.[1]


A forma do tubo de Thiele e o aquecimento no braço lateral permite a formação de correntes de convecção no óleo, que permitem manter uma temperatura bastante uniforme em todo o óleo.

Na utilização de um tubo de Thiele para determinação de pontos de fusão, a amostra deve ser colocada num tubo capilar e este deve ser fixado a um termómetro através de um elástico. É importante que o elástico esteja acima do nível do óleo para não ser danificado, provocando a queda do capilar no banho de aquecimento. O tubo de Thiele é aquecido utilizando um bico de gás. Durante o aquecimento, a temperatura à qual se observa a fusão é denominada “ponto de fusão” da amostra. A velocidade de aquecimento perto do ponto de fusão deve ser bastante baixa (cerca de 2 °C por minuto) para assegurar que a velocidade de transmissão de calor não seja superior à velocidade de elevação de temperatura registada no termómetro.


Referências

  1. Department of Chemistry, Faculty of Science, University of Calgary: Organic Laboratory Techniques, consultado em 30/11/2012.
  2. Wikimedia Commons: Eppendorf tubes, consultado em 30/11/2012.


Criada em 30 de Novembro de 2012
Revista em 03 de Dezembro de 2012
Aceite pelo editor em 20 de Dezembro de 2012