Triglicerídeos

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 14h50min de 8 de julho de 2022 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Oliveira, E., (2015) Triglicerídeos, Rev. Ciência Elem., V3(2):134
Autor: Eduardo Oliveira
Editor: Pedro Alexandrino Fernandes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.134]
PDF Download


Triglicerídeos (também designados triacilgliceróis, gorduras ou gorduras neutras) são ésteres constituídos por três resíduos de ácidos gordos e um resíduo de glicerol (ver figura 1). Esta é a forma principal de armazenamento celular e transporte dos ácidos gordos.


Estrutura química

Figura 1 – Formação de um triglicerídeo simples (triestearina).

Nos triglicerídeos os três grupos hidroxilo (-OH) do glicerol são esterificados com o grupo carboxilo dos ácidos gordos (ver figura 1).

Se os três ácidos gordos que constituem os triglicerídeos são os mesmos, designam-se triglicerídeos simples. No entanto, os triglicerídeos de ocorrência natural são mais comummente constituídos por uma mistura de ácidos gordos diferentes.


Os triglicerídeos são constituídos por moléculas apolares, pois os grupos polares dos seus precursores (grupos hidroxilo do glicerol e grupo carboxilo dos ácidos gordos) foram perdidos com a formação da ligação éster. Por esta razão são constituídos por moléculas muito hidrofóbicas, insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o benzeno.

Nas células, os triglicerídeos ficam armazenados em gotas lipídicas no citosol. Nos vertebrados existem células especializadas para o armazenamento dos triglicerídeos, os adipócitos. Esta reserva de energia pode ser mobilizada pela acção de lipases, que são enzimas responsáveis pela hidrólise dos triglicerídeos, libertando os respectivos ácidos gordos e o glicerol. A oxidação completa de 1 g de triglicerídeos fornece cerca de 38 kJ de energia, enquanto as proteínas e carbohidratos fornecem somente cerca de 17 kJ/g.

Funções

Para além de constituirem uma importante reserva energética, os triglicerídeos, nomeadamente o tecido adiposo, funciona como isolante térmico (ajudando a manter a temperatura corporal) e como protecção contra os choques mecânicos (protegendo os órgão internos).


Referências

H. Lodish, Molecular cell biology, Fifth Edition, W. H. Freeman: New York, 2004, ISBN: 0716743663

A. Lehninger, D. Nelson, M. Cox, Lehninger principles of biochemistry , Fifth Edition, W.H. Freeman: New York, 2008, ISBN: 9780716771081.

R. Garrett, C. Grisham, Biochemistry, Third Edition, Brooks Cole: 2004, ISBN: 0534490336.





Criada em 28 de Dezembro de 2010
Revista em 12 de Janeiro de 2011
Aceite pelo editor em 19 de Janeiro de 2011