Sistemática

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Sistemática, Rev. Ciência Elem., V3(2):115
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.115]
PDF Download


Sistemática é a área do conhecimento biológico que se dedica ao estudo da diversidade dos seres vivos, funcionando num sistema comparativo que engloba dados da taxonomia e da biologia evolutiva, para tentar compreender a história evolutiva dos organismos e a suas relações de parentesco. As relações entre os seres vivos podem ser visualizadas através de árvores evolutivas.

O termo sistemática tem raízes na latinização da palavra grega systema. Simpson (1961) definiu sistemática como o estudo científico da diversidade e dos tipos de organismos e de todas as relações entre eles. A sistemática engloba estudos de populações, espécies e taxa superiores.

Os termos sistemática e taxonomia são muitas vezes confundidos e usados como sinónimos não o sendo. A sistemática investiga histórias evolutivas e considera as adaptações ao meio dos organismos. A taxonomia ocupa-se da identificação, da descrição e da atribuição de nomes científicos (nomenclatura) e elabora sistemas de classificação para os organismos.

A sistemática utiliza a taxonomia como uma ferramenta para melhor compreender os organismos.


Palavras chave: sistemas de classificação



Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 9 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010