Selecção Artificial

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 16h35min de 19 de abril de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Seleção artificial, Rev. Ciência Elem., V3(3):164
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.164]



A selecção artificial, tal como o nome indica, é feita pelo Homem que selecciona fenótipos que lhe são mais úteis por razões alimentares, médicas ou outras. Quase todas as espécies que servem de base à agricultura e alimentação humana foram dramaticamente transformadas de espécies silvestres por selecção artificial, conduzindo mesmo à formação de novas espécies (ex. milho)

Alguns dos exemplos mais espectaculares nos nossos dias são também as imensas e muito variadas raças de cães e gatos. Todos os cães, independentemente da sua raça, pertencem à mesma espécie Canis lupus familiaris e o mesmo se passa com os gatos (Felis silvestris catus).

Geralmente, escolhem-se indivíduos que possuam as características pretendidas (por exemplo, cão de pêlo mais comprido) e cruzam-se de forma a aumentar a probabilidade de alguma da sua descendência também possuir essas características. Fazendo vários cruzamentos consecutivos sempre escolhendo os indivíduos a cruzar, vão-se seleccionando as características.

Palavras chave: selecção natural, evolução



Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 14 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 07 de Fevereiro de 2012