Quimiossíntese

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Quimiossíntese, Rev. Ciência Elem., V3(3):153
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.153]



A quimiossíntese pode ser considerado um processo de autotrofia alternativo à fotossíntese, com produção de compostos orgânicos utilizando como fonte de energia a oxidação de compostos minerais, como o amoníaco (NH3), o dióxido de carbono (CO2) ou o sulfureto de hidrogénio (H2S).

Pode-se dividir o processo em duas fases:

1. fase de produção de ATP e NADPH: os compostos minerais são oxidados, e os electrões e protões resultantes das reacção redox são transportados ao longo de um cadeia transportadora de electrões, utilizando-se a energia libertada na produção de ATP e na redução de NADP+ em NADPH

2. ciclo das pentoses: produzem-se compostos orgânicos a partir do dióxido de carbono absorvido, do poder redutor do NADPH e da energia dos ATP gerados na primeira fase.


A quimiossíntese é principalmente realizada por bactérias – ferro, sulfo e nitrobactérias, que usam como substrato energético o ferro, o enxofre e o nitrogénio, respectivamente. O rendimento energético é inferior ao da fotossíntese, mas é extremamente importante para o ciclo do azoto, onde o azoto N2 fixado em nitritos ou nitratos no solo ou nas plantas.


Palavras chave: autotrófico, quimioautotrófico, fotossíntese



Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 15 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 07 de Fevereiro de 2012