Pseudocrateras

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 11h57min de 20 de outubro de 2020 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Autor: Fernando Carlos Lopes]
Editor: Luís Vítor Duarte
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2018.012]
PDF Download


Pseudocrateras são estruturas semelhantes a pequenas crateras vulcânicas mas que não possuem ligação com nenhuma conduta de magma. Formam-se quando uma escoada de lava incandescente entra em contacto com a água fria de um lago, lagoa ou pântano, causando uma explosão de vapor através da lava. Os gases explosivos fragmentam a superfície da lava de uma forma semelhante à de uma erupção freática. Os fragmentos de rocha lançados para o ar vão formar, ao caírem, uma cratera com o aspeto muito semelhante ao de uma verdadeira cratera vulcânica (FIGURA 1).

O lago Myvatn fica localizado no setor centro-norte da Islândia, numa área vulcânica, a cerca de 10 km a SW do sistema vulcânico de Krafla. Com cerca de 35 km2 e uma profundidade média de 4,2 m, é o quarto maior lago da Islândia. A extremidade sul deste lago está ponteada de pseudocrateras que se elevam cerca de 2 a 5 metros acima da superfície da água Estas estruturas formaram-se há cerca de 2300 anos quando uma escoada de lava incandescente entrou em contacto com a água fria do lago e foi fragmentada e pulverizada por fortes explosões de vapor[1](FIGURA 2).


FIGURA 1. Esquema (sem escala) da formação de pseudocrateras.

FIGURA 2. Aspeto do Lago Myvatn e das suas pseudocrateras.

Referências

  1. ZAKHAROVA, N. Iceland field guide. Arthur D. Storke Memorial Expedition. In: Jason Jweda and Margaret Reitz, eds. Department of Earth and Environmental Sciences, Columbia University, 2010.




Recursos relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Graciosa: Uma Ilha especial (Geologia e vulcanologia dos Açores.




Criada em 23 de Outubro de 2017
Revista em 23 de Outubro de 2017
Aceite pelo editor em 14 de Março de 2018