Predação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 12h09min de 18 de junho de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2013) Predação, Rev. Ciência Elem., V1(1):090
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2013.090]
PDF Download



Interacção ecológica em que um organismo (predador) se alimenta de outro (presa). Nas relações predador-presa, as populações de presas podem ser repostas rapidamente ou terem uma taxa de recuperação mais lenta.

Os predadores podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento:

  • herbívoros: alimentam-se de tecidos vegetais
  • carnívoros: alimentam-se de organismos animais. Geralmente, o predador é de maiores dimensões que a presa
  • omnívoros: alimentam-se de animais e plantas

Os predadores actuam como agentes de evolução, dado que seleccionam as suas presas. Ao longo do tempo muitas presas terão desenvolvido mecanismos adaptativos de defesa que tornam mais difícil a sua captura.

A mímica (ou mimetismo) é uma das adaptações, alguns organismos apresentam a aparência de outras espécies não comestíveis (tóxicas, com mau sabor, etc). São exemplos comuns entre insectos que se fazem parecer com vespas e de aranhas que parecem ser formigas. Outro exemplo conhecido é o das cobra falsa de coral que mimetizam as venenosas cobra coral.

Outra adaptação é a camuflagem, em que as espécie têm uma aparência que as ajuda a passarem despercebidas no meio. Esta camuflagem pode ser na cor da superfície do corpo mas também na forma.

Um terceiro tipo de adaptação pode ser designada por anti-predador. Algumas plantas, por exemplo, possuem espinhos ou produzem compostos químicos nocivos para o predador. Em animais, por exemplo, técnicas como o contra-ataque em grupo do predador ou o aposematismo, em que por oposição à camuflagem, os organismos apresentam características que os tornam conspícuos e com ar ameaçador, tais como cores muito fortes.


Palavras chave: interacções ecológicas, predador, presa, herbívoro, carnívoro, omnívoro, evolução



Criada em 30 de Maio de 2011
Revista em 12 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 05 de Janeiro de 2012