População (Biologia)

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 12h10min de 27 de junho de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) População (Biologia), Rev. Ciência Elem., V3(4):206
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.206]



Grupo de seres vivos pertencente à mesma espécie, que habitam uma determinada área num determinado período de tempo, podendo interagir e acasalar.

Independentemente da espécie a que pertencem os indivíduos de uma dada população, esta possui um conjunto de características únicas que a caracterizam. A população partilha um fundo genético (do inglês “gene pool”), tem uma determinada densidade (número de indivíduos por unidade de área), taxa de nascimentos e mortes, estrutura etária, potencial reprodutivo, etc.

Os indivíduos de determinada população interagem entre si, mas também interagem com outros indivíduos de outras populações que habitem na mesma área em simultâneo, e que pertencem à mesma comunidade.

O termo não deverá ser confundido com comunidade, que se refere a um grupo de indivíduos de espécies diferentes que habitam uma mesma área estabelecendo relações entre si.

Trata-se de um dos níveis fundamentais de organização biológica. Podemos distinguir vários níveis do mais abrangente para o mais restrito: Biosfera, ecossistema, comunidade, população, organismo, sistema de órgãos, órgão, tecido, célula e ao nível subcelular a molécula e o átomo.



Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 11 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010