Ponto quente

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Dias, A.J.G., Freitas, M.C.A.O., Guedes, F., Bastos, M.C., (2014) Ponto quente, Rev. Ciência Elem., V2(1):015
Autor: A. Guerner Dias, Conceição Freitas, Florisa Guedes, Cristina Bastos
Editor: Manuela Marques
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.015]
PDF Download


Local da superfície da Terra onde ocorre actividade vulcânica em consequência de um forte aquecimento provocado pela ascensão de material proveniente do seu interior.

Representação esquemática de um ponto quente e ilhas associadas

Admite-se que os pontos quentes sejam locais da superfície terrestre onde emergem correntes verticais de material provenientes do interior da Terra. Estas colunas de material, supostamente com a forma de cogumelos, podem atingir larguras da ordem dos 500 km a 1000 km na parte superior e 200 km na base, sendo designadas plumas térmicas. As plumas térmicas terão origem no limite núcleo-manto (“camada D”) e o seu movimento será uma consequência da transferência de energia térmica a partir do núcleo externo, ou do próprio manto.

Os pontos quentes permitem explicar a existência de ilhas de origem vulcânica no interior das placas tectónicas. Por exemplo, as rochas das ilhas havaianas são muito recentes, com idade muito inferior à das rochas dos fundos oceânicos circundantes.



Criada em 20 de Janeiro de 2010
Revista em 07 de Novembro de 2011
Aceite pelo editor em 07 de Novembro de 2011