Percentis

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Martins, E.G.M., (2014) Percentis, Rev. Ciência Elem., V2(3):218
Autores: Maria Eugénia Graça Martins
Editor: José Francisco Rodrigues
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.218]


Dada uma amostra (ou coleção de dados), os percentis são medidas que dividem a amostra ordenada (por ordem crescente dos dados) em 100 partes, cada uma com uma percentagem de dados aproximadamente igual. Define-se percentil k, Qk, para k = 1, 2, ..., 99, como sendo o valor tal que k% dos elementos da amostra são menores ou iguais a Qk e os restantes (100-k)% elementos da amostra são maiores ou iguais a Qk.


O 1º e o 3º quartis também são conhecidos como percentis 25 e 75, respetivamente. Analogamente, a mediana é o percentil 50.


Os percentis são um caso particular dos quantis.


Os percentis de que a mediana e os quartis são casos particulares, são medidas de localização com grande interesse, nomeadamente para avaliar a posição relativa dos dados. Por exemplo, suponha que uma mãe vai, com o seu bebé de 6 meses, à consulta de rotina, do pediatra. Este, depois de pesar e medir a criança, consulta uns gráficos ou umas tabelas e só nessa altura comenta com a mãe, o estado de crescimento do seu filho. Pode acontecer que alguns dos seus comentários sejam desta forma:

- Minha senhora, o seu filho, no que diz respeito ao peso, está no percentil 95. Vamos ter que ter algum cuidado!

Afinal o que significa o percentil 95? Significa que 95% das crianças com 6 meses têm um peso menor ou igual ao do bebé e só 5% têm um peso maior ou igual, o que significa que um peso no percentil 95 é efectivamente exagerado!


Então, como é que poderemos saber se o nosso filho está obeso ou magrinho? Como é que o médico, além da sua experiência, sossega os pais sobre a saúde e bem estar do filho? Existem gráficos e tabelas que apresentam, para cada idade, os valores dos percentis para as variáveis “peso” e “altura”. Os gráficos seguintes, retirados da página da Direção Geral de Saúde, adequados para a população portuguesa, apresentam os valores dos percentis para o peso e comprimento de rapazes dos 0 aos 24 meses:

Rapazes.jpg

Fonte: Tabelas de Registo de Crescimento, Direcção Geral de Saúde, Circular Normativa N.º: 05/DSMIA


A partir dos gráficos anteriores, concluímos que um peso razoável, nem muito magro, nem muito gordo, para um bebé de 12 meses, será um peso compreendido entre 9,6kg e 11,2kg, considerando que um peso “normal” se situa entre os pertencis 25 e 75. Analogamente, um comprimento “normal” para a mesma idade seria entre os 74 e os 78 cm.

Existem gráficos idênticos para as raparigas e para as outras classes etárias.



Criada em 23 de Março de 2012
Revista em 02 de Janeiro de 2013
Aceite pelo editor em 02 de Janeiro de 2013