Nomenclatura e Fórmula química de Complexos e Compostos de coordenação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 15h51min de 26 de junho de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Lima, L.S., (2015) Nomenclatura e Fórmula química de Complexos e Compostos de coordenação, Rev. Ciência Elem., V3(4):235
Autor: Luis Spencer Lima
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.235]


A designação dos iões complexos, dos compostos de coordenação e a escrita das correspondentes fórmulas devem obedecer a um certo número de regras que se resumem seguidamente:[1]


  • Fórmula Química
  1. As fórmulas químicas dos complexos (catião metálico central e respectivos ligandos) são escritas dentro de parênteses rectos. Por exemplo, [Cr(CN)6]3- é um anião complexo de crómio(III) com seis ligandos CN-.

  2. O símbolo químico do metal é escrito em primeiro lugar e as fórmulas químicas dos ligandos são indicadas a seguir, por ordem alfabética do símbolo ou da forma abreviada. Para ligandos cujo primeiro símbolo das fórmulas químicas ou formas abreviadas comece pela mesma letra, são indicados em primeiro lugar aqueles que são constituídos por apenas uma letra, seguidos dos que são constituídos por duas letras, indicados por ordem alfabética. As formas abreviadas, são equiparadas aos ligandos cujo primeiro símbolo é apenas uma letra (só é considerada a primeira letra da forma abreviada). Por exemplo, considere-se um complexo hipotético cujos ligandos são cloreto (Cl-), carbonilo (CO), acetonitrilo (CH3CN) e ciclopentadienilo (forma abreviada – Cp). Como todos os símbolos começam pela mesma letra, de acordo com as regras, o último ligando a ser escrito é o Cl, pois é constituído por duas letras. Quanto aos restantes, são indicados por ordem alfabética, isto é, primeiro o CH3CN, depois o CO e, finalmente, o Cp. Assim, a ordem comlpleta de escrita destes ligandos seria CH3CN, CO, Cp e Cl.

  3. Num composto de coordenação, a ordem de escrita é a mesma dos compostos iónicos: primeiro escreve-se o catião e posteriormente o anião (se o complexo for neutro, ele é, simultaneamente, um composto de coordenação, pelo que esta regra não se aplica). Por exemplo, o composto de coordenação K3[Fe(C2O4)3] é constituído pelo anião complexo [Fe(C2O4)3]3- e por três catiões K+ como contra-iões.


  • Nomenclatura
  1. Num complexo, os ligandos são referidos em primeiro lugar, por ordem alfabética, e, por último, o catião metálico, constituindo uma única palavra. Por exemplo, o catião complexo [Ag(NH3)2]+ designa-se por diaminoprata.

  2. Para referir dois ou mais ligandos monodentados da mesma espécie química devem utilizar-se os prefixos di, tri, tetra, penta, hexa, e assim sucessivamente. Para os ligandos polidentados devem utilizar-se os prefixos bis, tris, tetraquis, etc., seguidos do nome do ligando entre parênteses. Estes últimos prefixos são, excepcionalmente, utilizados em ligandos monodentados quando o seu nome começa com um dos prefixos di, tri, tetra, etc. De referir que os prefixos não são considerados para o estabelecimento da ordem alfabética dos ligandos. Por exemplo, se um dado complexo tem dois ligandos trifenilfosfina, P(C6H5)3 (forma abreviada PPh3), apesar de ser monodentado deve ser referido como bis(trifenilfosfina).

  3. O nome dos ligandos termina com a letra –o, que substitui a terminação –eto nos aniões (e.g. fluoreto passa a fluoro) ou a terminação –a nos ligandos neutros (e.g. etilenodiamina passa a etilenodiamino). Em certos casos, o nome dos ligandos é alterado face à sua habitual designação (e.g. H2O é designado por aquo e NH3 é designado por amino).

  4. Na designação do catião metálico central, se o complexo resultante for aniónico, é adicionado o sufixo –ato ao nome do elemento em latim, se possível (o mercúrio constitui uma excepção). Além disso, se for necessário especificar o estado de oxidação do metal, coloca-se entre parênteses logo a seguir ao nome e em numeração romana. Por exemplo, na designação de um complexo aniónico de cobre(II) ou um de prata, os catiões são referidos como cuprato(II) e argentato.

  5. Num composto de coordenação onde o complexo é iónico, primeiro designa-se o anião e depois o catião. Anião e catião formam pelo menos duas palavras distintas. Por exemplo, o complexo [CoCl(NH3)5]SO4 designa-se por sulfato de pentaaminoclorocobalto(III).


A seguir são apresentados alguns exemplos de complexos e compostos de coordenação e respectivas designações:

  • [Co(NH3)5Cl]2+ \rightarrow pentaaminoclorocobalto(III)
  • [Fe(C2O4)2Cl2]4- \rightarrow diclorobis(oxalato)ferrato(II)
  • [Cr(NCS)6]3- \rightarrow hexaisotiocianatocromato(III)
  • [Ni(PPh3)2Br2] \rightarrow dibromobis(trifenilfosfino)níquel
  • Na[Au(CN)2] \rightarrow dicianoaurato(I) de sódio
  • [Co(en)2Cl2]3[Fe(C2O4)3] \rightarrow tris(oxalato)ferrato(III) de diclorobis(etilenodiamino)cobalto(III)


Referências

1. N. G. Connelly, T. Damhus, R. M. Hartshorn, A. T. Hutton, Nomenclature of Inorganic Chemistry – IUPAC Recommendations 2005, Royal Society of Chemistry, Cambridge, UK, 2005, ISBN: 0-85404-438-8; (versão online em http://www.iupac.org/publications/books/rbook/Red_Book_2005.pdf).




Criada em 7 de Março de 2010
Revista em 14 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 14 de Setembro de 2010