Neutrão

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 11h16min de 20 de outubro de 2017 por Admin (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Esta página ainda não foi aprovada.


O neutrão é uma partícula constituinte do átomo, sem carga eléctrica e com uma massa de 1,675x10-27kg (aproximadamente igual à massa do protão), que está presente no núcleo atómico de todos os elementos, com excepção do _1^1H .


O neutrão foi descoberto em 1932 pelo Físico britânico James Chadwick[1]. Chadwick usava radiação para bombardear diversos materiais. Numa determinada experiência, quando irradiou o Berílio (4Be), verificou a existência de uma partícula com um poder de penetração bastante elevado. Mais tarde verificou que esta partícula não tinha carga eléctrica, facto que deu origem ao seu nome – neutrão – que vem de neutral do Latim, que significa ausência de carga eléctrica. O Prémio Nobel da Física foi atribuído, em 1935, a James Chadwick pela descoberta do neutrão.[2]


Existem nuclídeos que libertam neutrões naturalmente através de um decaimento radioactivo. Este processo é conhecido pela emissão de neutrões e ocorre muito frequentemente de forma espontânea para o núcleo atómico adquirir mais estabilidade. Os neutrões livres são extremamente instáveis, dado o seu período de semi-vida (aproximadamente 14 minutos e 46 segundos). Consequentemente, ocorre um decaimento beta onde há a formação de um protão (p+), um electrão (e-) e um antineutrino (\bar \nu).

</references>
Erro de citação: existem tags <ref>, mas nenhuma tag <references/> foi encontrada