Molécula

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 15h47min de 25 de julho de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Pinto, J.R., (2014) Molécula, Rev. Ciência Elem., V2(1):126
Autor: J. Ricardo Pinto
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.126]
PDF Download


Molécula é uma entidade, estável e electricamente neutra, constituída por dois ou mais átomos ligados entre si por ligações químicas (ligações covalentes). Uma molécula pode ser constituída por átomos do mesmo elemento químico (e.g. H2, O2, Cl2, O3) ou por átomos de diferentes elementos químicos (e.g. CH4, NH3, H2O, HCl). Por outro lado, uma molécula pode ser diatómica, no caso de ser constituída por dois átomos (e.g. I2, Cl2, O2) ou poliatómica, no caso de ser constituída por mais do que dois átomos (e.g. H2O2, CH4, CH3CH2OH).


Os átomos não mantêm uma posição fixa nas moléculas, mas apresentam pequenas variações de posição devido a vibraçõs moleculares. A forma como os átomos de uma molécula estão distribuídos espacialmente afecta muitas das propriedades das substãncias, como por exemplo a reactividade, a polaridade, o estado físico, a cor e a actividade biológica. A geometria molecular de uma substância pode ser estabelecida através de métodos espectroscópicos, momentos dipolares, RMN e outros.


A existência de moléculas foi sugerida no início do século XIX através das leis de Dalton e de Avogadro. No entanto, existia alguma resistência por parte de alguns Físicos, nomeadamente Ernst Mach, Ludwig Boltzmann, James Maxwell e Josiah Gibbs, que classificavam as moléculas como construções matemáticas convenientes[1]. A prova final da existência de moléculas deve-se ao trabalho de Jean Perrin que, em 1926, ganhou o Prémio Nobel da Física pelo trabalho desenvolvido em estruturas descontínuas da matéria.


Referências

1. http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_molecule




Criada em 16 de Novembro de 2009
Revista em 8 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 13 de Setembro de 2010