MHC

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 17h44min de 27 de abril de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) MHC, Rev. Ciência Elem., V2(3):194
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.194]


Do inglês Major Histocompatibility Complex, o Complexo Maior de Histocompatibilidade é uma glicoproteína da superfície da membrana celular existente em quase todos os vertebrados. As moléculas de MHC têm um papel muito importante no sistema imunitário funcionando como marcador específico, conferindo individualidade às células. Nos seres humanos é também designado por HLA (do inglês Human Leucocyte Antigen) dado que foram primeiramente descobertos nas membranas dos leucócitos. Estes complexos são poligénicos e polimórficos (existindo mais de 40 alelos para cada locus) e co-dominantes, gerando uma enorme variedade de combinações genotípicas possíveis, permitindo que cada conjunto de proteínas presente nas células de cada individuo seja único (à excepção do gémeos homozigóticos). São estas glicoproteínas na membrana externa de todas as células que dão identidade às mesmas e as distinguem de células estranhas.

Os antigénios codificados pelo MHC podem ser agrupados em 3 classes:

  • classe I: corresponde a gliproteínas presentes em quase todas as células nucleadas. Estes antigénios de superfície (ou marcadores) ligam-se a antigénios de vírus ou bactérias que estão a infectar a célula, formando um complexo antigénio-MHC classe I, apresentado aos linfócitos T (TC).
  • classe II: expressa-se na maioria das células do sistema imunitário, especificamente nas células especializadas na apresentação de antigénios (células dendríticas, macrófagos e linfócitos B). Estes antigénios ligam-se aos antigénios estranhos de bactérias e a célula apresenta o complexo formado aos linfócitos T (TH).
  • classe III: codifica proteínas solúveis, como as do sistema de complemento.


Criada em 15 de Setembro de 2010
Revista em 16 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 10 de Janeiro de 2012